Quanto ao exercício profissional da medicina, julgue o item ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: Quadrix Órgão: CREMESE Prova: Quadrix - 2025 - CREMESE - Médico Fiscal |
Q3505303 Medicina

Quanto ao exercício profissional da medicina, julgue o item a seguir.


É direito do médico recusar‑se a exercer sua profissão em instituições que não ofereçam condições mínimas de trabalho ou que ameacem sua segurança pessoal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Ética médica e direito de recusa do profissional quando não há condições mínimas de trabalho ou quando há risco à segurança pessoal. Trata-se de proteção à autonomia profissional e à não maleficência (evitar danos ao paciente e ao médico).

Gabarito: C — certo

Justificativa da alternativa correta (C): O Código de Ética Médica (CEM, Resolução CFM nº 2.217/2018, com alterações posteriores) assegura como direito do médico recusar-se a exercer a profissão em instituições públicas ou privadas que não ofereçam condições dignas/seguras de trabalho ou que ameaçam sua integridade. Atuar sem material, equipe ou ambiente adequados aumenta risco de erro e dano ao paciente, violando o dever de qualidade e segurança. O CEM também prevê a possibilidade de interdição ética de serviços pelos Conselhos quando há risco assistencial. Contudo, em urgência/emergência o médico deve prestar o atendimento imediato e indispensável para evitar dano grave, comunicando a chefia e o CRM, e documentando a ocorrência.

Como pensar na prova: identifique expressões-chave como “condições mínimas de trabalho” e “ameaça à segurança pessoal”. Elas sinalizam o direito de recusa, respaldado pelo CEM. Lembre da exceção: não abandonar pacientes em situação crítica.

Análise da alternativa incorreta (E — errado): Dizer que o médico não pode recusar-se nesses contextos contraria o CEM e as diretrizes do CFM. Obrigar o exercício em ambiente inseguro fere a autonomia profissional, a biossegurança e potencializa iatrogenias. Além disso, o CEM veda o exercício sem recursos mínimos quando isto compromete a qualidade e a segurança do atendimento. Portanto, a negação desse direito é eticamente inconsistente.

Aplicação prática:

  • Em condições inseguras, o médico pode recusar-se ao trabalho eletivo.
  • Em emergência, prestar o cuidado essencial e documentar a falta de condições (prontuário/relato de ocorrência), comunicar chefia e CRM.
  • Solicitar providências institucionais e, se necessário, acionar o Conselho para interdição ética.

Referências éticas: Código de Ética Médica – Resolução CFM nº 2.217/2018 (Direitos do Médico; Princípios Fundamentais); orientações do CFM/CRMs sobre interdição ética e segurança do ato médico.

Dica de prova: Não confunda este direito com objeção de consciência (motivos morais/filosóficos). Aqui o foco é segurança e condições de trabalho. E lembre: recusa não é abandono — garanta a continuidade assistencial nas urgências.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo