No adulto assintomático portador de estenose aórtica d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda a adaptação clínica do manejo do paciente assintomático com estenose aórtica degenerativa e quais critérios são mais significativos para prever a progressão dos sintomas. Este é um ponto crítico, pois tais pacientes podem exigir intervenção precoce, mesmo sem queixas.
Justificativa para a alternativa correta (E): A velocidade de fluxo aórtico ao Doppler > 4 m/s está diretamente relacionada à gravidade da estenose e é o melhor preditor de progressão sintomática em pacientes assintomáticos. Segundo a Diretriz Brasileira de Valvopatias – SBC 2011, “a estenose importante caracteriza-se por área valvar abaixo de 1,0 cm², gradiente médio acima de 40 mmHg e velocidade do jato superior a 4 m/s”. Velocidades elevadas indicam maior sobrecarga de pressão ao ventrículo esquerdo, aumentando a chance de surgimento de sintomas e necessidade de intervenção em curto prazo.
Análise das alternativas incorretas:
A) Sexo masculino: Não é considerado preditor de progressão clínica de sintomas, embora homens possam apresentar maior risco para a doença em si.
B) BNP > 100 pg/mL: Apesar de ser um marcador de estresse ventricular, o BNP não é específico para estenose aórtica e está mais associado a quadro de insuficiência cardíaca.
C) Área do orifício aórtico indexada < 0,8 cm²/m²: Essa medida indica estenose importante, mas o critério dinâmico (velocidade ao Doppler) tem melhor sensibilidade para progressão sintomática, visto que há variação anatômica individual.
D) Calcificação do anel valvar aórtico: Embora seja um sinal de gravidade e progressão crônica, a presença isolada da calcificação não prediz, de modo tão acurado, o aparecimento de sintomas em pacientes assintomáticos, devendo ser valorizada no contexto do gradiente ou da velocidade.
Dica de prova: Preste atenção em indicadores dinâmicos nas valvopatias, como velocidade máxima ao Doppler, pois eles costumam ter maior valor preditivo para desfechos clínicos do que marcadores fixos ou exclusivamente anatômicos.
Resumo: Para o acompanhamento de estenose aórtica severa assintomática, a velocidade do jato ao Doppler > 4 m/s é fortemente preditora da necessidade de futura intervenção, de acordo com as diretrizes da SBC e com o “Harrison’s Principles of Internal Medicine”. Nunca se esqueça de priorizar dados quantitativos objetivos de exames complementares em questões de predição de evolução clínica!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo