Entende-se que a inserção do serviço social na educação bás...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3653662 Serviço Social
Entende-se que a inserção do serviço social na educação básica contribui para a concretização da democratização dessa política em vários sentidos.

Neste contexto, devemos observar corretamente que, nos termos dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais, a educação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Tema central da questão: A questão aborda a compreensão do papel do Serviço Social na Educação, especialmente na educação básica, considerando suas funções dentro da sociedade à luz dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.

Resumo teórico: O Serviço Social, ao atuar na educação, entende que esta é uma dimensão fundamental da vida social, responsável não só pela transmissão de conhecimentos, mas sobretudo pela reprodução das relações sociais em uma sociedade marcada por contradições de classe. Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), a educação reflete e contribui para a dinâmica social, sendo influenciada por disputas econômicas, políticas e ideológicas.

Justificativa da alternativa correta:

C - "É um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, e que numa sociedade organizada a partir da contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores e expropriam sua produção."

Essa alternativa está correta porque reconhece o papel estrutural da educação: ela participa da reprodução social e evidencia as contradições entre as classes sociais, conforme defendido pelos estudos críticos do Serviço Social (principalmente baseados em autores como Dermeval Saviani e José Paulo Netto). A abordagem é crítica, entendendo a educação como espaço de disputa e transformação social.

Análise das alternativas incorretas:

A: Reduz a educação ao estudo de grandes obras e não reconhece seu papel social mais amplo, caindo em uma visão elitista e pouco crítica.

B: Limita a educação como prática isolada e separada das demais dimensões da vida social, o que contraria a compreensão de totalidade defendida no Serviço Social.

D: Defende a manutenção do status quo e uma visão pragmática e utilitarista, incompatível com o compromisso crítico e emancipatório do Serviço Social.

E: Apresenta uma leitura evolucionista e positivista da educação, desconsiderando as contradições e disputas que a perpassam, divergindo do olhar crítico e dialético.

Estratégias para interpretação: Fique atento a termos como função social, reprodução social e contradição de classes. Evite respostas que simplificam, isolam ou idealizam a educação, pois o Serviço Social trabalha sempre com a totalidade e a crítica.

Dica: Procure relacionar os conceitos com as Diretrizes Curriculares do Serviço Social e com documentos do CFESS/CRESS, que orientam uma atuação crítica na educação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” (CFESS, 2013), a educação é compreendida de forma ampliada, como parte da totalidade social. Ou seja, ela não se reduz à escola, mas integra o processo de reprodução social, influenciando e sendo influenciada pelas contradições de classe.

Assim, a educação:

  • é um complexo constitutivo da vida social;
  • tem função social na formação humana e na reprodução das relações sociais;
  • expressa as contradições do modo de produção capitalista — entre quem produz e quem se apropria da produção.

@resumosdoseso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo