O Tribunal de Contas do Estado Alfa realizou auditoria no âm...
A assessoria respondeu, corretamente, à luz da NBASP 12, que o relatório:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A NBASP 12 é a tradução do Instituto Rui Barbosa da INTOSAI P-12, norma internacional de auditoria sobre o valor e benefícios das Instituições Superiores de Controle.
Acerca do relatório, a NBASP 12 afirma:
29. Os Tribunais de Contas devem permitir ao auditado examinar o relatório preliminar de auditoria antes que ele seja tornado público, oportunizando ao gestor tomar conhecimento dos achados, conclusões e propostas em seu contexto completo e por escrito, exceto nos casos nos quais,de forma fundamentada, o exame prejudique o objetivo da fiscalização.
Dito isso, vamos às alternativas
a) Incorreto. Na verdade, o relatório de auditoria preliminar deve, sim, ser exposto à contrapontos argumentativos. É por isso que o relatório preliminar é enviado ao gestor, para que ele possa tomar conhecimento e, se for o caso, expor seus argumentos ou esclarecer alguns pontos.
b) Correto. Nada mais a acrescentar aqui.
c) Incorreto. Ao contrário, a norma expressamente submete o relatório ao auditado.
d) Incorreto. A oportunidade do gestor examinar o relatório ocorre quando o relatório ainda é PRELIMINAR (e não definitivo, como afirmou a alternativa).
e) Incorreto. Relatório preliminar é uma coisa e definitivo é outra. O preliminar é enviado apenas ao auditado (exceto se o objetivo da fiscalização puder ser prejudicado). Já o definitivo é publicado (exceto se houver sigilo aplicável).
Gabarito: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
NBASP 12
Os Tribunais de Contas devem permitir ao auditado examinar o relatório preliminar de auditoria antes que ele seja tornado público, oportunizando ao gestor tomar conhecimento dos achados, conclusões e propostas em seu contexto completo e por escrito, exceto nos casos nos quais, de forma fundamentada, o exame prejudique o objetivo da fiscalização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo