A linfangioleiomiomatose é uma doença sistêmica rara, que a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Na LAM, após TC de tórax compatível, o diagnóstico pode ser corroborado por associação com complexo de esclerose tuberosa, angiomiolipoma renal, linfangioleiomioma ou efusão/derrame quiloso. A alternativa B é a exceção porque mielolipoma renal não é o achado renal típico associado à LAM; o clássico é angiomiolipoma.
- Em LAM, após TC de tórax típica, procure associações extrapulmonares clássicas: esclerose tuberosa, linfangioleiomiomas, efusão quilosa e angiomiolipoma renal.
- Se a alternativa trouxer lesão renal de nome parecido, confirme se é angiomiolipoma; não substitua por mielolipoma.
- Não restrinja o suporte diagnóstico aos pulmões: manifestações linfáticas também têm valor na confirmação clínico-radiológica da LAM.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo