Em relação aos setores e aparelhos do Estado, analise as as...
Em relação aos setores e aparelhos do Estado, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O Núcleo Estratégico compreende órgãos responsáveis pela formulação de políticas públicas, pela definição das leis e pelo controle do cumprimento das normas, abrangendo funções típicas dos Poderes Legislativo, Judiciário e da cúpula do Poder Executivo.
II. As Atividades Exclusivas reúnem funções que envolvem poder de polícia, fiscalização e regulamentação, sendo desempenhadas diretamente pelo Estado por tratarem de interesses coletivos que não podem ser delegados ao mercado.
III. Os Serviços Não Exclusivos são aqueles em que o Estado atua em conjunto com entidades públicas não estatais e organizações privadas, especialmente quando se trata de direitos fundamentais como saúde, educação e cultura.
IV. A Produção de Bens e Serviços para o Mercado corresponde às atividades econômicas voltadas para o lucro, que permanecem no setor público por razões estratégicas, ausência de capital privado suficiente ou caráter de monopólio natural.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Bastava verificar se as assertivas reproduziam a tipologia dos quatro setores do Estado prevista no PDRAE.
- Em questões sobre aparelho do Estado, primeiro identifique se a descrição aponta formulação de leis e políticas, poder de Estado, atuação social compartilhada ou atividade econômica empresarial.
- Se a função envolver regulamentação, fiscalização ou poder de polícia, o enquadramento tende a ser Atividades Exclusivas.
- Se a atuação estatal coexistir com entidades não estatais e privadas em áreas como saúde, educação e cultura, o critério aponta para Serviços Não Exclusivos.
- Não exclua a Produção de Bens e Serviços para o Mercado da tipologia do Estado: ela integra o modelo como atuação empresarial estatal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
• PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA O MERCADO corresponde à área de atuação das empresas estatais do segmento produtivo ou do mercado financeiro. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado, como, por exemplo, as do setor de infra-estrutura.
Fonte : Cadernos MARE da Reforma do Estado. https://www.gov.br/mcti/pt-br/arquivos/contratos-de-gestao-organizacoes-sociais/pdf/cadernos-mare-2.pdf
Interessante
Essa última eu imaginei as SEM
Essas assertivas descrevem os setores do Estado conforme o PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995), idealizado por Bresser-Pereira.
Todas as quatro afirmações estão corretas de acordo com a teoria da Reforma Gerencial:
- I. Núcleo Estratégico: Correto. É onde se toma as decisões de alto nível. Foca na propriedade estatal e regime estatutário.
- II. Atividades Exclusivas: Correto. É o setor que exerce o poder de império (fiscalizar, cobrar impostos). Também deve ser propriedade do Estado.
- III. Serviços Não Exclusivos: Correto. Aqui o Estado atua, mas "fomenta" as Organizações Sociais (OSs). Saúde e educação são os exemplos clássicos. A ideia é que o Estado financie, mas não necessariamente execute tudo sozinho.
- IV. Produção de Bens e Serviços para o Mercado: Correto. Refere-se às Estatais (empresas públicas e sociedades de economia mista). A reforma previa a privatização da maioria dessas atividades, mantendo apenas as estratégicas ou de monopólio.
Fonte: GEMINI
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo