Leia o fragmento abaixo: “O nosso sertanejo disfarça, escon...
“O nosso sertanejo disfarça, esconde, mistifica sua culinária quando tem visitas. Crê ficar desonrado servindo coalhada com carne de sol, costelas de carneiro com pirão de leite, paçoca com bananas, milho cozido, feijão verde, o mugunzá que o africano ensinou e a carne moquecada que ele aprendeu com o indígena. Nada mais antipatriótico e desumano que esta modéstia criminosa”.
Fonte: CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o sertão. 4ª ed. São Paulo: Global, 2009, p.39.
A partir da leitura do fragmento acima e dos diferentes contextos históricos que marcaram a colonização portuguesa do Brasil, assim como os períodos posteriores, é correto afirmar que o autor identifica, a partir da culinária sertaneja e suas características:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão apresentada, o foco é compreender como o autor do texto, Luís da Câmara Cascudo, enxerga a influência das comunidades nativas e africanas na culinária sertaneja. Esse tema é fundamental para a História do Brasil, pois a culinária é um reflexo da mestiçagem cultural que ocorreu durante e após a colonização portuguesa.
Tema central: A influência de comunidades indígenas e africanas na formação da culinária sertaneja e como essa influência é percebida e tratada.
Alternativa correta: D - uma prática de escamoteamento das influências diretas das comunidades nativas e africanas na elaboração e transformação da culinária atual conhecida como sertaneja.
Justificativa: A alternativa D está correta porque o autor do texto critica a atitude do sertanejo de esconder e não valorizar as influências culturais, nativas e africanas, na sua culinária. O termo "escamoteamento" reflete essa prática de ocultação e desvalorização.
Análise das alternativas incorretas:
A - uma prática de valorização das diferentes influências das comunidades nativas na construção da culinária sertaneja.
Motivo da incorreção: O texto critica justamente a desvalorização, e não a valorização destas influências.
B - uma proposta regional de valorização das diferentes influências recebidas das comunidades africanas e nativas na transformação da culinária sertaneja.
Motivo da incorreção: Similar à alternativa A, o texto não fala em valorização, mas em ocultação das influências.
C - uma desvalorização das práticas culinárias sertanejas a partir do esquecimento das influências históricas recebidas das comunidades nativas e africanas.
Motivo da incorreção: Embora a desvalorização exista, o texto foca mais na ocultação deliberada (escamoteamento) do que no esquecimento.
E - uma tentativa de redefinição das diversas influências manifestas a partir das comunidades nativas e africanas na consolidação do que entendemos hoje como culinária sertaneja.
Motivo da incorreção: Esta alternativa sugere uma redefinição ou reconhecimento que não está presente no texto, que aborda a ocultação dessas influências.
Estrategia de resolução: Ao interpretar o enunciado e as alternativas, procure identificar termos que demonstrem a essência do texto. palavras-chaves como "disfarça", "esconde" e "modéstia criminosa" indicam uma crítica à ocultação cultural, o que direciona para a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem vai saber o que é “Escamoteamento”?
só lembro das escamas dos peixes que encobrem ele.
C e D estão falando a mesma coisa. Só que de maneira diferente!
Escamotear é sinônimo de esconder, ocultar, disfarçar ou até mesmo mascarar, e, como vemos no texto, o que o sertanejo faz é esconder sua culinária a qual tem base na culinária indígena e africana. Gab: Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo