As equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde –...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Farmacêutico |
Q3080005 Saúde Pública
As equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – eMulti, são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, entre estes o farmacêutico. Incumbe às eMulti o desenvolvimento da integralidade de várias ações, entre elas a oferta de ações de saúde à distância.
Em relação ao atendimento remoto, identifique a opção correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: Esta questão aborda o atendimento remoto pelas Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti). O foco é o entendimento de como esse atendimento deve ser organizado e as diretrizes que devem ser seguidas, o que é essencial para profissionais de saúde pública que atuam ou pretendem atuar na gestão e na organização dos serviços de saúde.

O atendimento remoto em saúde é uma prática cada vez mais relevante, especialmente em um contexto em que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são amplamente utilizadas para ampliar o acesso ao cuidado e garantir a continuidade da assistência. Para isso, é necessário compreender as normativas e diretrizes que regulam esse tipo de atendimento, garantindo segurança e qualidade.

Justificativa da Alternativa Correta (E): A alternativa E é a correta porque especifica que o atendimento remoto deve ser assistido e mediado por um profissional da área de saúde, que intermedia o processo entre o paciente e o profissional que realiza a consulta remotamente. Além disso, destaca a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Este modelo assegura que o paciente tenha todo o suporte necessário durante a consulta, respeitando as normas de segurança e qualidade no atendimento. Essa abordagem está alinhada com as diretrizes atuais sobre telemedicina e teleassistência, que enfatizam a importância da intermediação profissional.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Incorreta porque mesmo que haja viabilidade de atendimento em home office, os estabelecimentos de saúde precisam garantir infraestrutura adequada para esses atendimentos quando realizados nas unidades, respeitando condições e normas de saúde e segurança.

Alternativa B: Incorreta porque, embora a administração municipal tenha autonomia para implementar o atendimento remoto, existem sim incentivos federais e diretrizes para estruturação e custeio desses serviços, especialmente em políticas que visam expandir o acesso e a cobertura da saúde.

Alternativa C: Incorreta pois impõe uma carga excessiva de responsabilidade e disponibilidade irrestrita que não é exigida nas normativas. O atendimento remoto deve ser bem planejado e estruturado, mas não necessariamente disponível durante todo o horário de funcionamento da unidade.

Alternativa D: Incorreta porque restringe a possibilidade de atendimento remoto a apenas três categorias profissionais, enquanto a legislação atual é mais abrangente, permitindo que outros profissionais de saúde também realizem atendimento remoto, conforme as diretrizes de cada Conselho Profissional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo