Qual das seguintes afirmações sobre os protocolos TCP/IP é v...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - O protocolo ICMP é utilizado para enviar mensagens de erro e controle de rede.
O tema central da questão é o conhecimento sobre os protocolos do modelo TCP/IP, essencial para qualquer Técnico em Informática. Entender as funções de cada protocolo ajuda no diagnóstico e na solução de problemas de rede, habilidades fundamentais para o cargo.
O ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo da camada de rede que é usado principalmente para enviar mensagens de erro e informações operacionais sobre as condições de rede. Por exemplo, quando um pacote não chega ao seu destino, o ICMP pode retornar uma mensagem de "host unreachable" (host inalcançável).
Agora, vamos analisar por que a alternativa C é correta e as outras são incorretas:
Alternativa C: O ICMP é de fato utilizado para enviar mensagens de erro e controle de rede. Ele é crucial para o funcionamento de ferramentas de rede como o ping e o traceroute, que ajudam a diagnosticar problemas de conectividade. Isso está de acordo com a definição do protocolo na RFC 792.
Alternativa A: O DNS (Domain Name System) não está relacionado à detecção e correção de erros de transmissão de dados. Ele é usado para resolver nomes de domínio em endereços IP, facilitando a navegação na internet. Portanto, esta afirmação está incorreta.
Alternativa B: O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é usado para transferência de documentos na web e não para acesso remoto a dispositivos de rede. Para acesso remoto, o protocolo mais apropriado seria o SSH ou o Telnet. Assim, a afirmação está errada.
Alternativa D: O SSH (Secure Shell) é um protocolo de rede para operação segura de serviços de rede, como acesso remoto a servidores. A transferência segura de arquivos através do SSH é feita usando o SCP ou o SFTP, mas o SSH em si não é usado apenas para transferência de arquivos. Assim, a afirmação está incompleta.
Alternativa E: O 802.11g é um padrão para redes sem fio (Wi-Fi) e não para conexões por cabo. Ele especifica como dispositivos se comunicam em redes locais sem fio (WLANs), tornando a afirmação incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo