Assinale a opção que indica a forma inadequada de reescrever...
Os brasileiros se orgulham de pensar que o Brasil não precisou de uma guerra com a que separou os Estados Unidos da Inglaterra, nem passou por conflitos internos sangrentos como a Secessão. Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX – na segunda delas, meio pró-forma, enviou expedicionários à Itália, numa fase em que o conflito já se encaminhava para o fim. O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados, recentes e contemporâneos. E saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos, em 1985, com o restabelecimento do governo civil e, depois, da democracia.
Ao construir um modelo de concórdia, que combina com a fachada do povo pobre, mas alegre, que se expressa pelo carnaval, o samba e o futebol, o Brasil esqueceu muita coisa. Foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888. Um dos seus maiores heróis nacionais, Tiradentes, foi esquartejado. O Brasil dizimou a população masculina de um país vizinho na Guerra do Paraguai. Deixou uma esteira de mortos nos porões do regime militar, que pela via do golpe havia derrubado em 1964 o presidente João Goulart.
Aliviaram-se tensões sociais latentes e sepultou-se o passado beligerante sobre o qual foi construída uma nação homogênea, mesmo em meio a tanta diversidade. O Brasil acomodou-se à versão oficial de sua história, em que foram escondidas as rupturas, as questões sociais e os fatos que não interessam tanto a sua autoimagem dentro do mundo civilizado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
O tema é ordem dos constituintes na oração e colocação pronominal. O objetivo é avaliar se o candidato reconhece construções frasais adequadas à norma-padrão, respeitando clareza, naturalidade e regras de colocação de pronomes.
Justificativa da alternativa correta (inadequada):
A alternativa C) "Manteve-se neutro o país na maioria dos grandes conflitos passados." é a inadequada. Apesar de gramaticalmente possível, ela apresenta inversão da ordem natural dos termos: o verbo inicia a frase, seguido pelo predicativo e só depois vem o sujeito. Segundo Cunha & Cintra e Bechara, a ordem Sujeito-Verbo-Predicado é a padrão no português. Quando essa ordem é alterada sem necessidade estilística clara, pode prejudicar a clareza e a objetividade, sendo inadequada em contextos formais e técnicos, como na redação de concursos.
Análise das alternativas corretas:
A) "Na maioria dos grandes conflitos passados, o país manteve-se neutro."
B) "O país, na maioria dos grandes conflitos passados, manteve-se neutro."
D) "O país manteve-se, na maioria dos grandes conflitos passados, neutro."
E) "Na maioria dos grandes conflitos passados, o país se manteve neutro."
Todas respeitam a ordem natural ou trazem inversões aceitáveis. Em A e E, inicia-se por adjunto adverbial, o que é comum e favorece a ênfase. Em B e D, há interposição de adjuntos, mas a estrutura permanece clara e objetiva. A colocação pronominal alterna entre ênclise ("manteve-se") e próclise ("se manteve"), ambas permitidas devido à posição do adjunto adverbial. Conforme Rocha Lima, ambas as formas são aceitáveis, desde que não comprometam a objetividade.
Estratégia para provas:
Atente-se à ordem natural das frases. Frases que “escondem” ou posicionam sujeito após o verbo, sem contexto que justifique o efeito estilístico, tendem a ser vistas como inadequadas em redação funcional. Evite inversões que possam dificultar a identificação do sujeito e preferencie clareza, especialmente no contexto de concursos e redação oficial (Manual de Redação da Presidência da República).
Resumo:
C é inadequada por violar o padrão sintático. As demais respeitam clareza, ordem lógica e normas gramaticais da língua culta — ponto essencial para o cargo de Técnico de Nível Superior.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia explicar por que a letra e) está correta? Não há nenhuma partícula atrativa que justifique o emprego da próclise.
Próclise facultativa
Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise
É o que se entende por próclise facultativa ou optativa. ._
Com os substantivos.
Ex.: O garoto se machucou.
O garoto machucou-se.
O garoto se machucará. O garoto machucar-se-á.
http://www.cursotriadeonline.com.br/arquivos/aulasarquivos-2012-01-311328012398172.pdf
Gabarito: C
Fiz um resuminho sobre Colocação Pronominal (-se):
1) Pronome depois do verbo garante a ordem direta. ex: Pedro comprou livros / Pedro compro-os (ênclise)
--
2) Quando houver fator de atração é obrigatório ordem inversa. ex: Pedro não os comprou. (próclise obrigatória)
--
Os Fatores de atração (F.A.), que exigem próclise obrigatória, são: Advérbio / Palavras negativas / Pronomes em geral (menos os do caso reto) / Conjunções subordinadas (se,caso, como, que, embora...)/em + gerundio/frases optativas (Deus te abençoe).
--
3) Nunca pode ser ênclise com futuro do presente ou do pretérito. Então pode: ex: colher-se-ia (mesóclise - desde que não haja fator de atração) / se colheria (próclise - quando houver F.A.). (a ênclise aqui ficaria ex: colheria-se - nunca jamais usar dessa forma)
--
4) Próclise errada se o pronome oblíquuo iniciar a estrutura. ex: Te amo. (errado) / Amo-te (certo)
--
5) Facultativa (pode próclise ou ênclise): verbo no infinitivo anula fator de atração ou quando o termo está isolado por vírgula. ex: ...de ela não (se) distanciar (-se) / Ontem, (me) lembrei (-me) de...
--
6) Locução Verbal (verbo auxiliar + verbo principal)
- Facultativa: sem fator de atração, pode próclise ou ênclise. Ex: (Se) Tem (-se) apresentado. (mas com verbo no particípio não pode. ex. Tem apresentado-se (nunca jamais)
- Facultativa: com fator de atração (nunca depois do verbo auxiliar), pode próclise e ênclise. Ex: Não (se) vem (x) apresentando(-se) / Não (se) vai (x) apresentar (-se). (com verbo no particípio, não pode. ex: Não tem apresentado-se (nunca jamais).
--
7) Comentario sobre a letra "e". É o caso de quando o sujeito está explícito antes do verbo (tem essa tb..rs), pode próclise ou ênclise.
sujeito explícito antes do verbo: ex. Ele se manteve / Ele manteve-se
Bons estudos!!!
Nas alternativas A,B,D e E, o "se" é pronome reflexivo.
Na alternativa C, ele é uma partícula apassivadora e modifica o sentido da frase, tornando desconhecido o agente da ação.
Pelo amor de Deus FGV, muda o sentido mas isso não quer dizer que seja INADEQUADO!!!!!!! Aprenda a formular as questões, mais respeito conosco!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo