Os ganhos comerciais tampouco _____________. Mas em certa m...
Os ganhos comerciais tampouco _____________. Mas em certa medida o acordo tem um valor institucional e simbólico ainda ____________. Vale ressaltar que não se _________ apenas de pactos comerciais, mas de uma associação estratégica. Ela “cria o quadro institucional necessário para facilitar a cooperação numa vasta gama de áreas de interesse mútuo, desde a proteção dos direitos humanos e do desenvolvimento ______________ até a regulação da economia digital e a luta contra o crime organizado”, apontou o representante da UE para Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.
(https://www.estadao.com.br/opiniao, 07.12.2024. Adaptado)
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
mais uma questão faltando a outra lacuna...
Os ganhos comerciais tampouco são desprezíveis . Mas em certa medida o acordo tem um valor institucional e simbólico ainda maior. Vale ressaltar que não se trata apenas de pactos comerciais, mas de uma associação estratégica. Ela “cria o quadro institucional necessário para facilitar a cooperação numa vasta gama de áreas de interesse mútuo, desde a proteção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável até a regulação da economia digital e a luta contra o crime organizado”, apontou o representante da UE para Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.
mais uma questão faltando a outra lacuna...
1. Verbo "tratar-se" é impessoal nessa construção
A expressão “trata-se de” é uma estrutura impessoal, usada para introduzir ou explicar um assunto. Quando usada dessa forma, o verbo fica sempre no singular, independentemente de o complemento estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Trata-se de um problema.
Trata-se de vários problemas.
Trata-se de pactos comerciais.
Mesmo que “pactos comerciais” esteja no plural, o verbo “tratar” fica no singular: “trata-se”, porque a construção é impessoal.
---
2. Por que não pode ser "tratam-se"?
“Tratam-se” só seria possível se estivéssemos diante de um verbo pronominal com sujeito plural (como em “eles se tratam bem”). Mas não é o caso aqui. O “se” na frase não indica reflexividade, mas sim uma estrutura fixa impessoal (trata-se de...), que exige o verbo no singular.
---
3. Regra prática
Sempre que a construção for:
> “Trata-se de [algo]” = verbo no singular.
Independentemente de esse "algo" estar no plural.
GAB E
GPT
pessoal que estão falando que esta faltando uma lacuna , estão bêbados ?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo