Assinale a alternativa em que a frase atende à norma- -padr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2025 - UNESP - Enfermeiro |
Q3222636 Português

Leia o texto para responder à questão. 


Finalmente, Mercosul e UE apertam as mãos


    Chegou ao fim a novela do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia. Ou quase. O que se encerrou ontem, na Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, foi uma longa etapa de 25 anos de negociações. Abre-se agora o capítulo final da ratificação pelos países-membros dos dois blocos, com espaço para muito drama. O maior foco de resistência vem de países europeus liderados pela França. Com base na experiência de acordos anteriores, estima-se que esse processo possa levar cerca de quatro anos.

    De todo modo, o anúncio da conclusão do acordo é um marco. É o primeiro acordo do mundo que une dois blocos regionais, o primeiro acordo abrangente do Mercosul e o maior da União Europeia (UE). Será a maior parceria de comércio e investimento do mundo, abrangendo cerca de 700 milhões de pessoas e um PIB conjunto de US$ 22 trilhões.

    Isso se for ratificado. Nesta semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a classificar o acordo como “loucura”. A França tentará barrá-lo na Comissão Europeia arregimentando uma minoria qualificada, ou seja, pelo menos quatro países do bloco que representem mais de 35% de sua população. Ao menos caiu a máscara piedosa da proteção ambiental, e agora nem sequer se disfarçam as reais motivações da recusa: protecionismo puro e simples, no caso para produtores agrícolas.

    É uma batalha a ser travada no campo da diplomacia e, sobretudo, no campo da comunicação. O protecionismo, como sempre, serve para privilegiar setores pouco produtivos à custa da totalidade dos consumidores. Pelas contas de ambos os blocos, no geral o acordo trará grandes benefícios mútuos para seus mercados.

    O Brasil e o Mercosul orientam-se na direção certa. Melhor será, contudo, se encararem o acordo menos como uma linha de chegada e mais como um primeiro passo num longo caminho. É preciso recuperar muito tempo perdido em termos de abertura comercial, cooperação institucional e modernização produtiva.


(https://www.estadao.com.br/opiniao, 07.12.2024. Adaptado)



Assinale a alternativa em que a frase atende à norma- -padrão de colocação pronominal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A) Emmanuel Macron classificou o acordo como “loucura”, e a França certamente o tentará barrar na Comissão Europeia.

Certamente = advérbio

Advérbio não virgulado = atrativo de próclise.

# LUMUS MAXIMA

GAb: A

Emmanuel Macron classificou o acordo como “loucura”, e a França certamente o tentará barrar na Comissão Europeia. 

A) 

  • O pronome "o" (objeto direto) está corretamente posicionado antes do verbo ("tentará barrar") porque a frase tem um advérbio de afirmação ("certamente"), que atrai a próclise

B)

  • O pronome "se" está na ênclise ("enfrentarão-se"), mas o verbo está no futuro do presente ("enfrentarão"), e a norma-padrão exige mesóclise nesse caso: "enfrentar-se-ão".

C)

  • O pronome "se" está posicionado após o particípio ("descoberto-se"), o que é proibido pela norma-padrão. O correto seria:
  • "Tendo-se descoberto as reais motivações..." (próclise, pois "tendo" é auxiliar e atrai o pronome).

D)

  • O pronome "se" está na ênclise ("abre-se"), mas o verbo é precedido por "agora" (advérbio de tempo), que exige próclise"Agora se abre o capítulo...".

E)

  • O pronome "se" está em próclise ("se encerrou"), mas o verbo é intransitivo ("encerrar" no sentido de "terminar" não exige complemento direto). O uso do "se" como índice de indeterminação do sujeito ("Encerrou-se") seria o correto.

Boa questão

a) Gabarito. certamente o tentará barrar, advérbios em geral atraem, principalmente esses com conotação enfatizadora (certamente, surpreendentemente, absolutamente, claramente etc)

b) os países enfrentar-se-ão

c) tendo-se descoberto

Regra da locução verbal com particípio descoberto, vai pro auxiliar, não se permite a ênclise

d) Agora se abre

mesma ideia da letra A, advérbio atrai

e) Encerrou-se ontem

ênclise obrigatória, não se permite pronome átono iniciando oração (regra geral)

bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo