A relação fonema/letra na produção textual do aluno reve-la ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4327615 Português

O Texto 2, a seguir, foi produzido por um aluno da 2ª série do ensino fundamental de uma escola da cidade de São Paulo. Leia-o para responder à questão



Texto 2


Ele foi para a praça o E.T. tomate caiu no um buraco Ele disse a i machuquei a minha perna. Eles derão rrisada todos os minino ficarão passarinhos porque eles ficarão enchendo de rão um sorvete para Ele gostou do corvete ele pediu mais o corvete ele não aguentou toma-tudo os corvete. Ele a cordou daí Ele tinha que i pra paga mais não tinha deilheiro mais chegou espaceonave do E.T. tomate e pagou o corvete e foi embora e o Mario fofoca ficou triste mais Ele queria e junto com eles e foi para casa do E. T. tomate ele ficou contente.


ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 71.

A relação fonema/letra na produção textual do aluno reve-la que, 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

vareta e caro tem o r mais leve

rosa e risada tem ele mais forte

A alternativa correta é a B.

​Análise das alternativas:

​A está incorreta: Em derão (assim como em ficarão), o aluno comete uma hipercorreção ortográfica muito comum nos anos iniciais da alfabetização. Ele pretendia registrar o pretérito perfeito (deram, ficaram), mas grafou -ão pela semelhança fonética com -am em posição átona no final de palavras, e não por querer usar o tempo futuro.

​B está correta: A grafia corvete para a palavra sorvete evidencia uma generalização das regras ortográficas. O estudante percebe que o fonema consonantal /s/ pode ser representado pela letra c diante das vogais e e i (como em cedo, cena, cidade) e aplica essa correspondência fonema-grafema de maneira analógica (hipergeneralização ortográfica).

​C está incorreta: Em deilheiro (para dinheiro), ocorre a epêntese da semivogal [i] e a troca/confusão de grafemas (provavelmente influenciada pela presença dos sons palatais [ɲ] e [ʎ]), mas não se trata de uma alternância reconhecida sistemática entre os dígrafos consonantais na fala e na escrita.

​D está incorreta: O dígrafo rr reproduz o som do /r/ forte/vibrante múltiplo (como no início de rosa ou no meio de carro), e não o /r/ fraco/tepe presente em posição medial intervocálica simples, como em vareta e caro.

Sigamos firmes!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo