Entre o fim de 2021 e começo de 2022, os estados brasileiro...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - de fenômenos como o “La Niña” e a “Zona de Convergência do Atlântico Sul”, que causam grandes impactos meteorológicos.
Tema Central: A questão aborda os fenômenos meteorológicos que impactaram os estados da Bahia e Minas Gerais no final de 2021 e início de 2022. É essencial entender como eventos climáticos globais e regionais podem causar chuvas intensas e seus efeitos.
Resumo Teórico: La Niña é um fenômeno climático caracterizado pela anomalia de resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Isso influencia padrões climáticos ao redor do mundo, incluindo chuvas intensas em algumas regiões do Brasil. Já a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma faixa de nebulosidade que se forma quando há convergência de ventos alísios e massas de ar úmido, resultando em chuvas contínuas e volumosas na região sudeste do Brasil.
Justificativa da Alternativa Correta: A opção C destaca corretamente os fenômenos meteorológicos que influenciaram as chuvas intensas na Bahia e em Minas Gerais. Ambos, La Niña e ZCAS, são amplamente conhecidos por causarem alterações significativas no clima, resultando em precipitações acima da média.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Ataques cibernéticos: Não há evidências ou relatórios apontando que ataques cibernéticos a órgãos meteorológicos tenham influenciado os eventos climáticos mencionados.
B - Terremotos no Chile: Terremotos não têm relação direta com a ocorrência de chuvas. Seus efeitos são sísmicos, não meteorológicos.
D - Exercícios militares: Testes com explosivos afetam localmente onde ocorrem, mas não têm impacto atmosférico ao ponto de alterar o clima de regiões distantes como o sudeste do Brasil.
E - Paralização de indústrias: A paralização de indústrias devido à pandemia não tem relação com fenômenos climáticos que causam chuvas intensas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para especialistas, há pelo menos três fatores que podem ser associados à alta intensidade das chuvas recentes na Bahia: La Niña, depressão subtropical e aquecimento global.
BBC NEWS BRASIL
El Niño no Brasil
O El Niño afeta grande parte do globo terrestre, ocasionando mudanças climáticas consideráveis, desde o aquecimento demasiado ou a umidade intensa.
No Brasil, o fenômeno afeta o índice pluviométrico de determinadas regiões, além do que é responsável pelo aumento das temperaturas.
Dessa forma, no norte e nordeste do país são intensificados os períodos de seca e estiagem. Isso desequilibra a fauna e a flora locais, acarretando um maior número de queimadas.
Enquanto isso, nas regiões sudeste e sul do país, ocorre um grande aumento da quantidade de chuvas. Isso, de certo modo, também afeta a natureza circundante com desmoronamentos, enchentes, elevação dos níveis dos rios, dentre outras.
La Ninã no Brasil
No Brasil, chove em abundância na região da Amazônia, o que causa enchentes. Na região Sul, por outro lado, a falta de chuva resulta em seca, bem como há um considerável aumento de temperatura.
Para especialistas, há pelo menos três fatores que podem ser associados à alta intensidade das chuvas recentes na Bahia: La Niña, depressão subtropical e aquecimento global.
“Para o Norte e Nordeste do Brasil, a La Niña sempre vai ser um sinônimo de chuvas frequentes e acima do esperado”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo