Considerando os modelos e as hipóteses relacionadas ao cálcu...
Considerando os modelos e as hipóteses relacionadas ao cálculo do valor em risco (VAR – value at risk), julgue o próximo item.
Se o analista utiliza uma série de dados com 200
informações para o cálculo do VAR não paramétrico, ele não
será capaz de alcançar o intervalo de confiança de 99,9%
para a cobertura dos riscos incorridos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C (Certo)
Para entender por que a alternativa está correta, vamos explorar o conceito de Valor em Risco (VAR), que é uma medida estatística usada para quantificar o risco financeiro em um portfólio. O VAR estima a perda máxima esperada de um portfólio durante um determinado período, com um certo nível de confiança.
Existem dois métodos principais para calcular o VAR: o paramétrico e o não paramétrico. O método não paramétrico, também conhecido como método histórico, utiliza dados históricos para realizar simulações e estimar possíveis perdas. Esse método não assume nenhuma distribuição específica para os retornos, o que o torna flexível, mas dependente da quantidade de dados históricos disponíveis.
Na questão apresentada, consideramos um intervalo de confiança de 99,9%. Isso significa que estamos interessados em uma situação muito extrema, que ocorre apenas 0,1% do tempo. Com apenas 200 dados históricos, o analista não pode calcular com precisão esse nível de confiança porque seriam necessários pelo menos 1000 dados para observar uma ocorrência em 0,1% (1/1000).
Justificativa para a alternativa correta: A afirmativa é correta porque, com 200 dados, o analista só consegue observar eventos que têm uma frequência de 0,5% (1/200), o que não é suficiente para alcançar um nível de confiança de 99,9%. Isso confirma que o analista não seria capaz de cobrir riscos tão raros com a quantidade de dados mencionada.
A análise correta de questões como essa exige compreensão sobre métodos estatísticos e sua aplicação em finanças. Sempre preste atenção aos detalhes numéricos no enunciado e nas exigências do cálculo de risco, especialmente em provas de concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estamos no caso do VaR não parmétrico, então para calcular a frequência acumulada em um histograma, cada linha aumentará em no mínimo 1/200=0,005=0.5%. Logo o maior intervalo de confiança que ela pode alcançar é 100%-0.5%=99.5%.
Qualquer erro avise por favor!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo