No serviço de emergência, foi solicitada a opinião de um méd...
Assinale a recomendação que o médico deve dar para o caso apresentado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ingestão acidental de cáusticos em crianças, conduta e tempo ideal de realização da endoscopia digestiva alta (EDA).
Justificativa da alternativa correta (B): Em casos de ingestão de soda cáustica (hidróxido de sódio), mesmo que o paciente esteja assintomático e sem lesões orais aparentes, há risco de lesões profundas em esôfago e estômago. A EDA feita em até 6 horas é recomendada para identificar precocemente a presença e gravidade das lesões, o que orienta tanto a vigilância quanto as necessidades terapêuticas imediatas ou futuras. Segundo a literatura (Pedipedia), "a endoscopia deve ser realizada precocemente para permitir uma correta avaliação das lesões, mesmo sem sinais orais".
IMPORTANTE: O período considerado seguro para EDA é de 6 a 24 horas após a exposição. Antes desse intervalo, algumas lesões podem não estar totalmente evidentes, mas após 24-48h aumenta-se o risco de perfuração pela necrose instalada. Assim, a realização em 6 horas maximiza segurança e oportunidade de intervenção.
Análise das alternativas incorretas:
A) EDA imediata: Apesar da necessidade de avaliação precoce, a EDA imediatamente após o evento pode não demonstrar toda a extensão da lesão, prejudicando a avaliação.
C) EDA em 12-24 horas: Embora a janela entre 6 e 24 horas também seja aceitável, recomenda-se não postergar desnecessariamente, principalmente em uma criança pequena, devido ao risco de evolução silenciosa das lesões.
D) Sonda nasogástrica para lavagem gástrica imediata: CIÊNCIA! A lavagem gástrica está contraindicada, pois aumenta o risco de perfuração ou espalhamento do cáustico no trato digestivo, situação que pode ter consequências graves e até fatais.
Orientações de prova e pontos de atenção: Atenção às pegadinhas: Assintomatologia NÃO exclui lesão. O exame oral negativo NÃO descarta dano em esôfago e estômago. Jamais realize lavagem gástrica ou tente neutralizar o cáustico no pronto atendimento. Essas práticas estão ultrapassadas e aumentam a morbidade.
Segundo diretrizes pediátricas e obras como o "Nelson Tratado de Pediatria" (20ª ed.), a conduta embasada é a endoscopia precoce (6-24h), sempre evitando métodos invasivos ou tóxicos adicionais ao paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo