Julgue o item a seguir.O substantivo próprio “Luís” deve ser...
O substantivo próprio “Luís” deve ser acentuado, enquanto “Luiz” não pode receber acento gráfico, pois o “i” hiato tônico só se acentua quando estiver só na sílaba ou seguido de “s”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ortografia – Regras de acentuação gráfica para hiatos tônicos com “i”.
A questão aborda quando acentuar ou não a vogal “i” em nomes próprios semelhantes (Luís/Luiz). O entendimento dessa regra é essencial para quem vai atuar como Profissional de Apoio Escolar, pois dúvidas desse tipo podem surgir no dia a dia escolar.
Regra normativa: Segundo a norma-padrão, a vogal “i” tônica deve ser acentuada quando formar hiato e estiver sozinha na sílaba ou acompanhada apenas de “s”. Não é acentuada se vier acompanhada de qualquer outra consoante.
Aplicação da regra:
- Luís: Divide-se em Lu-ís. Aqui, “i” está sozinho na sílaba e seguido por “s”. Nesse caso, o acento é obrigatório (Luís).
- Luiz: Divide-se em Lu-iz. O “i” está junto ao “z”, não estando sozinho nem só com “s”, logo não recebe acento.
Como reforça Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”): “Acentua-se o 'i' ou o 'u' tônicos que, formando sílaba sozinhos ou seguidos de 's', se encontrem entre vogais; não se acentuam se acompanhados de outras consoantes”.
Por que a alternativa C está certa?
A explicação do enunciado segue exatamente a regra gramatical vigente. “Luís” (hiato – 'i' sozinho na sílaba seguido de 's') deve receber acento, enquanto “Luiz” ('i' acompanhado de 'z') não pode ser acentuado.
Por que a alternativa E está errada?
Negar a afirmação significa desconsiderar a regra normativa da acentuação de hiatos tônicos. Portanto, escolher a alternativa E demonstraria desconhecimento das normas gramaticais, o que pode comprometer a pontuação na prova.
Estratégias e pegadinhas:
Atenção às sutilezas na divisão silábica. Muitos candidatos erram por não perceber que “i + s” permite o acento, mas “i + z” não. Sempre divida as palavras em sílabas ao analisar casos de acentuação com “i” ou “u”.
Resumo para fixação:
O “i” tônico em hiato é acentuado quando está sozinho ou seguido de “s”; não é acentuado com outras consoantes.
Portanto, Luís é acentuado, Luiz não.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
Regra do hiato.
- Acentuam-se "i" e "u" quando formam hiatos.
Podem estar com "se"
Não podem ser acentuados nos casos:
1- Seguido de "nh"
rainha= ra- i- NHa
moinho= mo- i- NHo
2- Precedido de ditongo decrescente
Feiura= fEI-u-ra
Vale lembrar que a vogal tem que ser tônica para ser acentuada.
nenhuma palavra terminda em z será acentuada.
Mas é nome próprio, ué... Não entendi
Atenção!!!
Não se acentuam o I e o U que formam hiato quando seguidos, na mesma sílaba, de l, m, n, r ou z: Ra-ul, ru-im, lu-iz
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo