Com referência às informações do texto precedente, julgue o ...
Na atualidade, o Brasil está lutando contra a dengue em diversas frentes. Nesse sentido, uma técnica que já foi bastante usada é a liberação de machos estéreis no ambiente. Mais recentemente, cientistas brasileiros desenvolveram um inseticida capaz de matar a larva do mosquito a partir do óleo extraído da Xylopia ochrantha (Mart), da Família Annonaceae, que é uma planta nativa da Mata Atlântica. Por outro lado, o governo incluiu a vacina contra a dengue no repertório de vacinas do SUS.
Internet: <metropoles.com> (com adaptações).
Com referência às informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
Uma estratégia para a produção de machos estéreis do
Aedes Aegypti é selecionar machos que tenham mutação em
gene situado no cromossomo Y que leve ao bloqueio de
espermatogênese e cruzá-los com fêmea com fertilidade no
espectro da normalidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Especificamente, foca-se na técnica da liberação de machos estéreis. Para entender e resolver a questão, é necessário conhecimento em genética, biotecnologia e ecologia, em especial sobre a reprodução de insetos e técnicas de controle populacional.
Alternativa Correta: Errado (E)
A técnica descrita na questão sugere a produção de machos estéreis do Aedes aegypti por meio da seleção de machos com uma mutação que impede a espermatogênese, localizada no cromossomo Y. Entretanto, essa estratégia não é viável, pois mutações no cromossomo Y que bloqueiam completamente a espermatogênese são raras e podem não garantir a completa esterilidade sem causar outros efeitos adversos que comprometam o sucesso da técnica. Normalmente, a esterilização é realizada por métodos como radiação ou manipulação genética específica, que garantem a esterilidade enquanto preservam a capacidade dos machos competirem com machos selvagens.
Por que as Alternativas Estão Incorretas:
1. Mutação no cromossomo Y: A questão sugere que uma mutação no cromossomo Y é suficiente para bloquear a espermatogênese. No entanto, é uma simplificação excessiva, pois o processo de espermatogênese envolve múltiplos genes e fatores regulatórios. Alterações nesse cromossomo podem não ser estáveis ou previsíveis o suficiente para serem usadas em controle populacional.
2. Cruzamento com fêmeas normais: Mesmo que se cruzem com fêmeas de fertilidade normal, se os machos não forem completamente estéreis, pode haver reprodução, comprometendo a eficiência da técnica. A garantia de esterilidade é crucial para o sucesso da estratégia.
Portanto, dado o contexto da questão e a complexidade da biologia do mosquito, a melhor estratégia segue sendo métodos comprovados de esterilização, como a técnica do inseto estéril (TIE) que utiliza radiação para garantir a esterilidade sem comprometer a viabilidade dos machos.
Conclusão: A alternativa correta é Errado (E) porque a técnica descrita não é prática ou confiável segundo os métodos científicos atuais de controle do Aedes aegypti.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cara, que questão COVARDE
Seria uma questão fácil... se você na hora lembrasse que o sistema de determinação sexual dos mosquitos não é o clássico XY dos mamíferos..
Errado.
Essa estratégia é biologicamente impossível para o Aedes aegypti por dois motivos principais:
1. Ausência de cromossomo Y: O Aedes aegypti não possui cromossomos sexuais heteromórficos (X e Y). O sexo é determinado por um locus autossômico (Locus M), onde o genótipo mm determina fêmeas e Mm determina machos.
2. Inviabilidade do cruzamento: Se um macho tem um bloqueio total da espermatogênese, ele não produz espermatozoides funcionais. Portanto, ele não conseguiria fertilizar a fêmea para transmitir essa mutação para as próximas gerações. [1]
As estratégias Reais de controle (como a da empresa Oxitec) utilizam a inserção de um gene letal condicional que permite que o macho se reproduza, mas impede que seus descendentes cheguem à fase adulta na natureza. [2, 3]
[1] [https://www.estadao.com.br](https://www.estadao.com.br/ciencia/cientistas-identificam-gene-que-determina-sexo-do-aedes-aegypti/#:~:text=%22Quando%20a%20estrat%C3%A9gia%20%C3%A9%20de%20libera%C3%A7%C3%A3o%20de,os%20bichos%20que%20n%C3%A3o%20nos%20interessam%22%2C%20afirmou.)
[2] [https://app.estuda.com](https://app.estuda.com/questoes/?id=15589414#:~:text=Essa%20mol%C3%A9cula%20de%20DNA%20%C3%A9%20colocada%20ainda,fase%20adulta%20pela%20presen%C3%A7a%20do%20gene%20letal.)
[3] [https://agenciabrasil.ebc.com.br](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/pesquisa-desenvolve-aedes-aegypti-que-so-produz-ovos-estereis#:~:text=Um%20desses%2C%20produzido%20pela%20empresa%20Oxitec%2C%20por,que%20os%20descendentes%20cheguem%20a%20fase%20adulta.)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo