Considerando os processos de formação de palavras, analise a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4027801 Português
Como é a complexa tarefa de visitar a Antártica 
Por Drauzio Varella

(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/drauzio-varella/noticia/2026/02/como-e-a-tarefa-
complexa-de-visitar-a-antartica-cmm2031e800zh014lor83w7zd.html – texto adaptado especialmente para esta
prova). 
Considerando os processos de formação de palavras, analise as seguintes assertivas acerca de palavras retiradas do texto:
I. Os vocábulos “edificação”, “sustentação” e “observação” são substantivos que se relacionam a ações e foram formados com o emprego do mesmo sufixo.
II. Os vocábulos “infinito”, “inflável” e “incapaz” são formados pelo mesmo prefixo, ou seja, o prefixo in - estabelece o mesmo tipo de relação de sentido em todas as palavras mencionadas.
III. As palavras “navegante” e “flutuante” apresentam o mesmo sufixo e foram formadas a partir de verbos.
Quais estão corretas?
Alternativas