É correto afirmar que, de acordo com o Sistema Nacional de U...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: Lei nº 9.985/2000, art. 2º, I: "Art. 2º Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;" A questão cobra a literalidade desse conceito legal, e a alternativa C é a única que o reproduz substancialmente.
- Em questões sobre SNUC, confira se a alternativa traz, ao mesmo tempo, características naturais relevantes, instituição pelo Poder Público, objetivos de conservação, regime especial de administração e garantias de proteção.
- Elimine alternativas que reduzam o conceito geral de UC a um tipo específico de área, como espaços inundáveis.
- Desconfie de enunciados que substituam conservação por exploração mineral, ocupação regular ou uso da água como finalidade definidora.
- Não aceite como conceito geral de UC elementos de categorias específicas, como gestão comunitária ou uso sustentável.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo