A metodologia dos jogos teatrais de Viola Spolin oferece um...
Entretanto, quando o professor restringe a oficina de teatro somente a esses jogos, que envolvem onde, quem e o que se distancia do teatro contemporâneo porque fica restrito aos elementos do teatro:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
A questão aborda jogos teatrais de Viola Spolin e sua relação com tendências do teatro contemporâneo, especialmente a restrição ao uso desses jogos em oficinas e o alinhamento/ou não deles com diferentes estilos teatrais.
Explicação didática:
Viola Spolin revolucionou a prática pedagógica teatral com os Jogos Teatrais, que trabalham o improviso, a espontaneidade e os elementos “quem, onde, o quê” na cena. Esses jogos favorecem a construção de uma situação dramática clara e concreta, permitindo a criação de personagens e ambientes reconhecíveis, aproximando o exercício teatral da representação realista — aquele formato em que a cena se organiza de modo verossímil, com ações, lugares e relações pautados pela realidade cotidiana.
Se um instrutor limita suas oficinas apenas a esses jogos (sem variar abordagens e estéticas teatrais), acaba por restringir o processo criativo aos marcos do teatro realista.
Justificativa da alternativa correta (A - Realista):
O realismo teatral prioriza a construção detalhada de personagens, situações, interações e ambientes, tornando a experiência da plateia próxima do cotidiano — tal qual propiciam os jogos de Spolin quando focados em “quem, onde, o quê”. Essa abordagem está distante de experimentações mais abstratas ou rupturas de linguagem próprias do teatro contemporâneo em outras vertentes.
Análise das alternativas incorretas:
- B) Do absurdo: O teatro do absurdo rompe com a lógica, a causalidade e a verossimilhança, explorando o ilógico e o nonsense (ex.: Beckett). Spolin propõe estruturas de cena reconhecíveis, não condizentes com o “absurdo”.
- C) De vanguarda: Vanguarda exige experimentação radical, rompendo com convenções realistas. Jogos Spolin não promovem, em sua forma restrita, tais rupturas.
- D) Expressionista: O expressionismo distorce a realidade para expressar emoções e visões subjetivas intensas. A metodologia de Spolin busca objetividade das relações, não a ênfase subjetiva.
- E) Épico brechtiano: O teatro épico brechtiano trabalha o “distanciamento” e a crítica social, indo além da mera construção situacional de personagens e lugares. Os jogos de Spolin não buscam objetivo similar.
Dica de interpretação: Atenção à relação entre os elementos focados nos jogos (“quem, onde, o quê”) e a estética que esses elementos favorecem: realismo. Terminologias como “absurdo”, “épico”, “expressionista” e “vanguarda” indicam sempre movimentos de ruptura ou de deslocamento da realidade.
Referência: Viola Spolin, “Jogos Teatrais: o Foco, a Improvisação e o Teatro”, Editora Perspectiva.
Resposta correta: A) Realista.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo