O parkinsonismo secundário a fatores ocupacionais pode ser c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Manganês.
1. Tema central da questão
Esta questão aborda o parkinsonismo secundário a fatores ocupacionais, ou seja, alterações neurológicas semelhantes ao Parkinson que podem ser causadas pela exposição a certos agentes químicos presentes no ambiente de trabalho. Compreender esse tema é fundamental para quem estuda Segurança e Saúde no Trabalho e precisa reconhecer riscos químicos associados a doenças neurológicas.
2. Resumo teórico
Parkinsonismo refere-se a um conjunto de sintomas neurológicos semelhantes aos da doença de Parkinson: tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações posturais. Além da doença de Parkinson clássica (idiopática), esses sintomas podem ser causados por exposição a algumas substâncias químicas.
No ambiente ocupacional, o manganês é um dos principais agentes conhecidos por causar uma síndrome neurológica semelhante ao Parkinson, chamada de “manganismo”. O mangansimo ocorre principalmente em trabalhadores expostos à poeira ou vapores de manganês, como soldadores, mineradores, ou trabalhadores da indústria de ligas metálicas.
Fonte: Ministério da Saúde – Protocolo de Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Manganês (2015); Secretaria de Vigilância em Saúde.
3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa C - Manganês está correta porque a exposição ocupacional ao manganês pode provocar sintomas clínicos idênticos ao Parkinson, demonstrados por estudos científicos e reconhecidos em protocolos de saúde ocupacional. O manganês, quando inalado de forma crônica, pode se acumular no sistema nervoso central, principalmente nos gânglios da base, produzindo sintomas motores característicos do parkinsonismo.
4. Análise das alternativas incorretas
- A - Flúor: A exposição ao flúor está mais relacionada a problemas ósseos (fluorose) e dentários, não sendo reconhecida como causa de parkinsonismo.
- B - Estireno: É um solvente usado na indústria, associado a efeitos tóxicos no sistema nervoso, mas não ao desenvolvimento de parkinsonismo.
- D - Tolueno: Também é um solvente com efeitos neurotóxicos, mas não há correlação clara entre tolueno e parkinsonismo secundário.
- E - Xileno: Outro solvente industrial, pode causar sintomas neurotóxicos transitórios, mas não está relacionado ao quadro de parkinsonismo secundário.
5. Estratégias para interpretação e resolução
Fique atento a palavras-chave como “parkinsonismo” e “agente químico ocupacional”. Quando a questão relaciona sintomas neurológicos e ambiente de trabalho, busque lembrar de metais pesados ou agentes tóxicos clássicos. Muitos alunos confudem solventes com metais pesados, mas apenas o manganês possui forte associação com o quadro descrito. Lembre-se de revisar Protocolos de Saúde do Trabalhador e materiais do Ministério da Saúde para fundamentar suas respostas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão exige conhecimento sobre as doenças relacionadas ao trabalho.
Em relação ao parkinsonismo secundário devido a outros agentes externos, o manual de procedimentos do Ministério da Saúde traz as seguintes disposições:
A síndrome clínica se manifesta através de fatores combinados como rigidez, tremor durante o repouso, bradicinesia (lentidão anormal de resposta), postura curvada e fenômeno de congelamento.
De acordo com o MS, considera-se pelo menos a presença de dois desses sintomas combinados, no diagnóstico definitivo de parkinsonismo: tremor em repouso e a bradicinesia.
O parkinsonismo secundário pode ser causado por exposição a agentes externos, tais como cita o Manual de Procedimentos (2001), além das drogas, como os antagonistas ou depletores da dopamina (reserpina, antipsicóticos, antieméticos)
Exposição ocupacional ou ambiental a agentes tóxicos como:
- "manganês;
- dissulfeto de carbono;
- metanol;
- monóxido de carbono;
- cianeto;
- 1-metil-4-fenil-1,2,3,6-tetrahidropiridine (MPTP);
- mercúrio."
A questão quer saber qual dos cinco agentes químicos (flúor, Estireno, Manganês, Tolueno e Xileno) é capaz de causar o parkinsonismo secundário no trabalhador por conta da exposição a esse tóxico.
Conforme podemos verificar que apenas o manganês, dentre os agentes citados nas alternativas, consta no rol de agentes tóxicos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Portanto, o gabarito é a letra "c".
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO DA MONITORA: LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo