Uma mulher de 21 anos sofre múltiplas lesões em acidente de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972825 Medicina
Uma mulher de 21 anos sofre múltiplas lesões em acidente de carro, incluindo fraturas do fêmur D, tíbia D e úmero E. Dois dias após a internação, a paciente subitamente apresenta dispneia (falta de ar) acentuada e vai a óbito. A suspeita mais provável do mecanismo de óbito e o órgão mais importante e que será examinado cuidadosamente pelo médico patologista nessa necropsia são
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: O foco principal é embolia gordurosa como complicação de fraturas de ossos longos, identificando o mecanismo de óbito e o órgão essencial para investigação em necropsia.

Justificativa da alternativa correta (C):

Após trauma com fratura de ossos longos (fêmur, tíbia), especialmente em politraumatizados, ocorre risco elevado de síndrome da embolia gordurosa (SEG). A SEG resulta da liberação de partículas de gordura da medula óssea para a corrente sanguínea, que se alojam principalmente nos capilares pulmonares, levando a obstrução, grave alteração da troca gasosa e insuficiência respiratória aguda. O quadro classicamente surge 12 a 72h após o trauma — intervalo compatível com o caso. Na necropsia, o pulmão é o órgão que deve ser avaliado cuidadosamente, buscando gotículas gordurosas nos vasos e lesão alveolar difusa.

Relato em diretriz médica: Segundo o Projeto Diretrizes da AMB: “A incidência da embolia gordurosa (EG) varia entre 1% até 3,5%, seguindo-se a fratura dos ossos longos (…), como fratura do fêmur; também pode ocorrer depois de fraturas da clavícula, tíbia e mesmo em fraturas cranianas isoladas.”

Portanto, a alternativa C está correta: embolia gordurosa e pulmão.

Por que as alternativas estão erradas?

  • A) choque e coração: O choque poderia ser causa indireta de morte, mas, nesse caso, o mecanismo clínico (dispneia súbita após fraturas de ossos longos) não sugere choque primário, nem o coração é o principal foco necroscópico.
  • B) infarto e pulmão: O “infarto pulmonar” não é o mecanismo típico. A referência é à obstrução dos capilares por gordura — não por trombo/êmbolo convencional.
  • D) tamponamento cardíaco e coração: Tamponamento é raro em traumas sem evidências de lesão cardíaca direta. Não condiz com o cenário clínico relatado.
  • E) choque e pulmão: Embora o pulmão seja afetado, apenas “choque” é inespecífico, não apontando o mecanismo fisiopatológico típico desse caso.

Dica de Prova: Atenção para palavras-chave: fratura de osso longo + dispneia aguda = embolia gordurosa. O tempo para o sintoma surgir (12-72h pós-trauma) é um forte indicador para essa síndrome.

Referências: Projeto Diretrizes AMB, obras como “Patologia Estrutural e Funcional” de Robbins & Cotran e repositórios médicos como UpToDate reforçam esses conceitos sobre SEG.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa C - embolia gordurosa e pulmão. A embolia gordurosa é uma complicação comum em pacientes que sofrem traumas graves e múltiplas fraturas ósseas. É causada pela liberação de gordura da medula óssea lesionada na corrente sanguínea, que pode obstruir os vasos sanguíneos dos pulmões, causando dispneia aguda e, em casos graves, levar à morte. Por isso, o órgão mais importante e que será examinado cuidadosamente pelo médico patologista nessa necropsia é o pulmão, a fim de investigar a presença de possíveis obstruções vasculares por gordura. As outras alternativas apresentadas não correspondem aos mecanismos de óbito e órgãos mais importantes nesse caso específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo