Na frase “A aplicação aconteceu em junho deste ano, na casa ...
Adolescente sofre necrose nos dentes após fazer aplicação de lentes com mulher que não é dentista.
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) afirma que o procedimento deve ser realizado em clínicas odontológicas e apenas por um cirurgião-dentista.
Uma adolescente, de 17 anos, teve os dentes desgastados com necrose pulpar e óssea [morte da polpa dentária e dos ossos] após fazer a aplicação de lentes de resina com uma mulher que não era dentista. Ao g1, a menina, que não quis se identificar, disse ter pago R$ 1 mil pelo procedimento. "Não tinha noção que ela não era dentista", desabafou.
[...] De acordo com ela, Andreza Aline Gasparini Lima cobrou inicialmente R$ 1,2 mil pelo serviço, mas fechou o acordo por R$ 1 mil para o pai dela, sendo que metade seria descontada do trabalho dele como pedreiro e o restante em transferência via Pix.
Ao g1, o advogado Gabriel Ferreira Lacerda, que representa Andreza Aline, informou que ela é considerada "hábil" para prestar o serviço de aplicação de lentes de resina. Ele acrescentou que a cliente "não se passou por dentista e tampouco exerceu a função".
A aplicação aconteceu em junho deste ano, na casa de Andreza, em São Vicente (SP). A adolescente contou que voltou ao local três dias depois do procedimento, uma vez que 16 Cargo: ESPECIALISTA EM SAÚDE – CIRURGIÃO DENTISTA (Edital nº 04/2025) três lentes tinham caído. Segundo a jovem, a profissional justificou a situação dizendo que ela não tomou os cuidados necessários.
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/mais-saude/noticia/2024/11/08/adolescente-sofre-necrose-nos dentes-apos-fazer-aplicacao-de-lentes-com-mulher-que-nao-e-dentista-fotos.ghtml. Adaptado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo que indica uma ação ocorrida no passado que foi concluída num ponto específico do tempo. É utilizado para expressar ações passadas e finalizadas, ou seja, que não estão mais ocorrendo no momento da fala. Por exemplo, "Fiz a tarefa" ou "Comprei um livro".
Em resumo:
- Significado: Ação passada e finalizada.
- Modo: Indicativo.
- Exemplo: "Ontem, fui à praia."
GAB: D
PRETÉRITO PERFEITO --> AÇÃO PASSADA CONCLUIDA.
NA CONJUGAÇÃO :
ELE FALTOU
ELE COLOCOU
ELES FORAM
Pretérito -> Ação no passado
Imperfeito -> Algo que não se concluiu como deveria
Subjuntivo -> trás sentido de dúvida ou hipótese
Pretérito porque aconteceu no passado, e Perfeito porque a ação foi completa.
PMCE 2025
Use a "muleta" em negrito na conjugação do tempo do verbo
- Presente: HOJE...
- Pretérito perfeito: ONTEM...
- Pretérito imperfeito: ANTIGAMENTE...
- Pretérito mais que perfeito: OUTRORA...
- Futuro do presente: (terminação em EI) ...
- Futuro do pretérito: (terminação em IA) ....
Com exemplo do verbo IR na PRIMEIRA PESSOA (EU)
- Presente: HOJE... eu vou
- Pretérito perfeito: ONTEM... eu fui
- Pretérito imperfeito: ANTIGAMENTE... eu ia
- Pretérito mais que perfeito: OUTRORA... eu fora
- Futuro do presente: (terminação em EI) ... eu irei
- Futuro do pretérito: (terminação em IA) .... eu iria
- Usando a "muleta" você só faz a modificação da primeira, segunda ou terceira pessoa.
-> Bizu do grande Prof. Alexandre Soares
GAB.D
LEMBRANDO:
tanto; ACONTECER como VOLTAR estão na 3 pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.
OTIMOS ESTUDOS!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo