A ameaça feita pelo Itamaraty de adotar o princípio diplomá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2876433 Atualidades

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.


O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ameaça feita pelo Itamaraty de adotar o princípio diplomático da reciprocidade e dificultar a entrada de espanhóis no território brasileiro não surtiu efeito prático, haja vista a inexistência de casos de repatriação de espanhóis desde o início da crise.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, precisamos compreender o contexto das relações diplomáticas e o princípio da reciprocidade. Esse princípio é frequentemente utilizado nas relações internacionais, onde um país pode aplicar as mesmas condições a cidadãos de outro país, caso seus próprios cidadãos sejam tratados de forma diferente ou injusta.

No contexto da questão, o Itamaraty — órgão responsável pelas relações exteriores do Brasil — ameaçou aplicar esse princípio em resposta ao tratamento dado aos brasileiros na Espanha, especificamente no aeroporto de Madri. Essa é uma prática comum em diplomacia para pressionar por um tratamento equitativo.

Agora, vamos analisar a alternativa dada:

E - errado

A questão afirma que a ameaça de reciprocidade do Itamaraty não teve efeito prático, pois não houve casos de repatriação de espanhóis. No entanto, a alternativa está errada por algumas razões:

  • A eficácia de uma ameaça diplomática não depende unicamente da ação direta (como repatriar cidadãos), mas também do impacto preventivo e das negociações que ela pode gerar. O simples fato de ameaçar já pode levar a conversas e mudanças de comportamento por parte do país adversário.

  • Não ter ocorrido repatriações de espanhóis não significa que a ameaça foi ineficaz, mas pode indicar que a Espanha pode ter ajustado sua postura para evitar represálias.

Portanto, a alternativa E é marcada como errada porque a conclusão de não haver efeito prático é precipitada e não considera o contexto completo das relações diplomáticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo