O valor total do Patrimônio Líquido que deveria ser apresent...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sequência da Q3502480
Pra resolver, só precisamos saber o valor da Reserva Legal e dos dividendos obrigatórios, pois todo o lucro líquido é somado ao PL inicial, mas os dividendos vão para as obrigações (Passivo exigível: dividendos a pagar).
----
Vamos calcular a RESERVA LEGAL:
A Reserva Legal foi constituída de acordo com o estabelecido na Lei das Sociedades por Ações.". Precisaria saber que o percentual é de 5%.
RL: 28.800.000,00 x 5% = 1.440.000
---
AGORA, OS DIVIDENDOS OBRIGATÓRIOS:
Fórmula: Lucro líquido - Reserva Legal +- reserva de contingência/reversão - Reserva de incentivos fiscais.
*Na questão só temos LL e RL (não temos reserva de contingência, reversão nem reserva de inc. fiscais)
"O dividendo mínimo obrigatório, definido no estatuto da empresa, corresponde a 30% do Lucro Liquido deduzido do valor da Reserva Legal constituida no periodo."
É só calcular o que se pede: (28.800.000,00 - 1.400.000) x 30% = 8.208.000
----
Agora vamos ao PL:
PL inicial + lucro líquido - dividendos obrigatório (esse vai pro passivo exigível, por isso, excluímos..ok)
54.000.000,00 + 28.800.000,00 - 8.208 = 74.592.000
letra E
---
****Por que não calculamos a reserva estatutária?
Porque nós já somamos todo o lucro ao PL. E sabemos que essa reserva faz parte do PL (assim como outras).
Então, iriamos calcular os 10%, tirar do lucro (que está no PL) e constituir a reserva (também no PL). Não precisa desse cálculo, ok.
Descontei do LL a RE tbm... falta de atenção ao "definido no estatuto da empresa, corresponde a 30% do LL deduzido do valor da RL..."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo