A oração “Os carteiros carregam nas mochilas histórias de a...
A oração “Os carteiros carregam nas mochilas histórias de alegria”, passada para a voz passiva sintética, teremos:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da questão: A questão aborda o tema da voz passiva sintética, que é uma forma de reescrever uma oração para indicar que o sujeito sofre a ação, ao invés de realizá-la. No caso, a frase original "Os carteiros carregam nas mochilas histórias de alegria" precisa ser transformada na voz passiva sintética.
Regra gramatical: Na voz passiva sintética, utilizamos o pronome “se” para indicar que o sujeito é paciente. A construção é feita com o verbo na terceira pessoa, concordando com o objeto direto que, na reescrita, passa a ser o sujeito da nova frase.
Alternativa correta: A alternativa D "Carregam-se histórias de alegria nas mochilas" é a correta. Aqui, "histórias de alegria" torna-se o sujeito da nova oração, e o verbo "carregar" está corretamente na forma plural, concordando com o novo sujeito.
Justificativa para as alternativas incorretas:
A - "Carregam-se mochilas": Esta alternativa está incorreta porque "mochilas" é um sujeito que não corresponde ao sentido original da frase, que fala sobre "histórias de alegria".
B - "Carrega-se mochilas": Esta alternativa é errada porque, além de usar o singular "carrega-se", não traz o complemento necessário que seriam as "histórias de alegria".
C - "Carrega-se histórias de alegria nas mochilas": Embora essa construção tenha o sujeito correto, o verbo "carrega-se" está no singular, o que não concorda com o sujeito que é plural.
E - "Carregam-se histórias de alegria nas mochilas pelos carteiros": Embora a construção esteja quase correta, a expressão "pelos carteiros" não é necessária na voz passiva sintética e poderia causar ambiguidade, pois a ação não é focada nos agentes, mas sim nos objetos da ação.
Conclusão: A alternativa D é a única que apresenta a estrutura adequada da voz passiva sintética, mantendo o sentido original da frase e respeitando as regras de concordância.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo