O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por plan...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4109696 Geografia
O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correspondente.
I- As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar, entre outras, a planície do Rio Amazonas.
II- Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.
III- As depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais baixas que as altitudes das áreas adjacentes, onde o Pantanal é uma depressão absoluta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O ponto decisivo estava na afirmativa III: ao chamar o Pantanal de depressão absoluta, ela erra porque depressão absoluta é a que fica abaixo do nível do mar, e o Pantanal está acima dele. Invalidada a III e mantidas I e II, sobra a alternativa A.

Tema central: Formas do relevo
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está certa porque as afirmativas I e II se sustentam no critério geomorfológico cobrado. A I caracteriza corretamente as planícies como áreas predominantemente planas associadas à deposição de sedimentos e cita de modo adequado a planície amazônica. A II, no padrão escolar da questão, caracteriza os planaltos como formas mais antigas e em cotas mais elevadas, com exemplos compatíveis; a simplificação do enunciado não compromete seu acerto. Já a III não pode ser aceita porque erra tecnicamente ao classificar o Pantanal como depressão absoluta.
B
Errada
Está errada porque depende da validade da afirmativa III. O erro concreto da III é chamar o Pantanal de depressão absoluta, classificação incompatível com o fato de ele não estar abaixo do nível do mar.
C
Errada
Está errada por dois motivos objetivos: inclui a afirmativa III, que é incorreta pela expressão 'depressão absoluta' aplicada ao Pantanal, e exclui a afirmativa I, que está correta ao definir planícies como áreas de deposição sedimentar.
D
Errada
Está errada porque elimina a afirmativa II sem fundamento compatível com a base. No nível escolar cobrado, a II está correta na caracterização geral dos planaltos e nos exemplos apresentados.
E
Errada
Está errada porque só seria possível marcar 'todas corretas' se a III também estivesse certa. Como há erro técnico na classificação do Pantanal como depressão absoluta, a alternativa inteira cai.
Pegadinha da questão
A confusão entre área baixa e alagável e depressão absoluta: o Pantanal pode ser baixo e sujeito a inundações sem estar abaixo do nível do mar.
Dica para questões semelhantes
  • Quando aparecer 'depressão absoluta', confira se a área está abaixo do nível do mar; se não estiver, a classificação está errada.
  • Planície, no padrão escolar da questão, deve ser associada à deposição de sedimentos.
  • Se uma afirmativa trouxer um erro técnico inequívoco, como no caso do Pantanal, ela basta para eliminar todas as alternativas que a incluam.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Justificativa:

I (correta): As planícies são realmente formas de relevo recentes, resultantes da deposição de sedimentos fluviais, marinhos ou lacustres. A Planície Amazônica é um exemplo clássico desse processo.

II (correta): Os planaltos brasileiros são estruturas antigas (pré-cambrianas ou de sedimentação mais antiga), com processos de erosão predominando sobre a deposição. Os exemplos citados (Planalto Central, Centro-Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental, planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná) estão corretos.

III (incorreta): O erro está em classificar o Pantanal como uma depressão absoluta. Depressões absolutas são áreas cuja altitude está abaixo do nível do mar (não há exemplos significativos desse tipo no relevo brasileiro). O Pantanal é, na verdade, uma depressão relativa , ou seja, uma área rebaixada em relação aos planaltos que a circundam, mas ainda situada acima do nível do mar (com altitudes em torno de 100 a 200 metros).

Por isso, apenas as afirmativas I e II estão corretas, confirmando a alternativa A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo