Diversas regiões brasileiras aderiram ao movimento político...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Tema central da questão: A questão aborda a adesão da Capitania de Goiás ao movimento de Independência do Brasil, evento crucial para entender como as diferentes regiões brasileiras se posicionaram diante da ruptura com Portugal em 1822. Para resolver a questão, é necessário conhecer a formação político-administrativa de Goiás e sua relação com o contexto nacional da independência.
Resumo teórico: A Capitania de Goiás foi criada em 1748 e tornou-se administrativamente independente de São Paulo em 1749, passando a ter governo próprio. Durante o processo de Independência, Goiás, assim como outras capitanias do interior, aceitou a autoridade de D. Pedro I sem grandes conflitos, aderindo ao novo governo brasileiro relativamente rápido. (Fonte: Barbosa, W. História de Goiás e DENDE/GO, 2022).
Justificativa da alternativa correta (A): A alternativa A está correta porque resume fielmente a situação histórico-administrativa: Goiás tornou-se independente de São Paulo em 1749 e aderiu ao movimento de Independência em 1822, sem resistência significativa. Esta alternativa respeita os marcos temporais e os fatos históricos.
Análise das alternativas incorretas:
B – Errada. Goiás nunca pertenceu ao Rio de Janeiro e o Golpe da Maioridade (1840) ocorreu muito depois da Independência (1822), não sendo relacionado à adesão de Goiás à independência.
C – Errada. Goiás não foi autônoma ao ponto de se aliar a Grão-Pará e Bahia para resistir à independência. Pelo contrário, aderiu pacificamente ao novo governo.
D – Errada. A região de Goiás deixou de pertencer a São Paulo em 1749. Além disso, há registros históricos sobre sua adesão ao movimento de independência.
E – Errada. Apesar de Goiás ter sido parte da Capitania de São Paulo, isso mudou em 1749. Não houve “oposição aos paulistas” como justificativa para a adesão à independência.
Dicas de interpretação: Repare em datas-chave (1749 e 1822) e na correta identificação das capitanias. Atenção a alternativas que misturam acontecimentos de períodos diferentes ou sugerem alianças e conflitos inexistentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Capitania de Goiás, independente de São Paulo desde o ano de 1749, aderiu ao movimento pela Independência do Brasil.
A alternativa correta é:
✅ A) A Capitania de Goiás, independente de São Paulo desde o ano de 1749, aderiu ao movimento pela Independência do Brasil.
A Capitania de Goiás foi criada em 1749, tornando-se independente da Capitania de São Paulo. Durante o processo de Independência do Brasil, houve certa resistência por parte das autoridades locais ligadas a Portugal, mas, em geral, Goiás aderiu ao movimento independentista.
O governo da capitania hesitou no início, mas, em 1823, o território já estava incorporado ao novo Império do Brasil sob o comando de Dom Pedro I.
4o
Letra A. ✅
✅ A) Em 1749, Goiás tornou-se uma capitania autônoma e participou do processo de adesão à Independência do Brasil.
❌ B) Goiás não pertencia ao Rio de Janeiro. Além disso, o Golpe da Maioridade ocorreu em 1840, muito depois da Independência.
❌ C) Grão-Pará e Bahia tiveram focos de resistência à Independência, mas Goiás não integrou esse movimento de oposição a D. Pedro I.
❌ D) A separação de São Paulo ocorreu em 1749, no século XVIII (18), e há registros históricos de sua adesão à Independência.
❌ E) Em 1822 Goiás já não fazia parte da Capitania de São Paulo havia mais de 70 anos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo