TEXTO:                          Recorrendo aos clássico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141897 Português
TEXTO:
                         Recorrendo aos clássicos  da  teoria social, Habermas descreve a passagem
         das sociedades tradicionais para  as sociedades  modernas  como  sendo   a  expressão
         de um processo de crescente racionalização de  diferentes  dimensões  da  vida  social.
          Por um lado, manifesta-se uma dimensão de racionalização  cultural que  se  expressa
5 –     na secularização e no desencantamento do mundo. Isso significa que, com  a destruição
          de representações religiosas e metafísicas, é criada uma cultura profana caracterizada
          pela diferenciação de  diferentes esferas culturais de valor (ciência e técnica, direito e
          moral, arte e crítica  de arte), cada  uma das quais se desenvolvendo por meio de uma
          lógica própria. Por  outro  lado, ocorre   um  processo de racionalização social segundo
10 –    o  qual as estruturas sociais vão se  diferenciando  em  dois  sistemas  funcionalmente
           interligados: o sistema econômico, dirigido pelos mercados de trabalho, de bens e de
           capital e que se  reproduz pelo  meio  “dinheiro”, e o aparelho burocrático do  Estado,
           monopolizador da força, que se vale do meio “poder”.
                         À medida que essa racionalização cultural e social  se  estende para  a  vida
15 –     cotidiana, ocorre a dissolução da eticidade das formas  de  vida tradicionais, o que se
           reflete   na  decomposição das cosmovisões religiosas,  das  ordens estratificadas de
           dominação  e  das instituições definidoras  de  funções,  que  outrora  abarcavam   a
           sociedade   como    um todo. Habermas  descreve esse último processo por  meio  do
           conceito  de  mundo da vida racionalizado. Este caracteriza-se por uma relação crítica
20 –     e reflexiva  com  tradições que perdem sua autoridade natural, pela universalização de
           normas   e   generalização   de    valores, permitindo um leque maior de opções para o
           desenvolvimento da  ação comunicativa; e  por  modelos de socialização marcados por
           uma crescente  individualização  e pela formação  de  identidades do eu cada vez mais
           abstratas.
WERLE, D. L. Indivíduo e sociedade. Mente • Cérebro & Filosofia, São Paulo: Duetto, n. 8, 2008. p. 40-42.



As formas prepositivas “por” (l. 19), “pela” (l. 20) e “por” (l. 22) ligam-se sintaticamente a “caracteriza-se” (l. 19).
Alternativas