Marque os parágrafos que iniciam com locução verbal formada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799365 Português
TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)
Marque os parágrafos que iniciam com locução verbal formada pelo verbo auxiliar no tempo do modo indicativo, que enuncia ideia pretérita continua.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Trata-se de uma questão de Morfologia – Verbos, com foco na identificação de locução verbal com verbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo, enunciando ideia de ação passada contínua (pretérita e durativa).

Regra explicada: Locução verbal é a união de auxiliar (conjugado) + principal (em forma nominal). O pretérito imperfeito do indicativo indica ação contínua, habitual ou descritiva no passado, sem limite definido — como orientam Bechara (2009) e Cunha & Cintra (2013).

Exemplo da formação: “Eu devíamos poder escolher o que sonhar.”
Aqui, devíamos (auxiliar) + poder (principal) formam a locução verbal, expressando um desejo ou capacidade recorrente no passado.

Análise dos parágrafos pedidos:

(1º§) – Inicia com "Devíamos poder preparar os nossos sonhos": Locução verbal: devíamos poder – Auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo.
(3º§) – "Devíamos, à vontade, passear...": Locução verbal: devíamos passear – Estrutura idêntica.
(5º§) – "Devíamos poder sonhar...": Locução verbal: devíamos poder – Mesmo padrão das anteriores.

Observação estratégica: Quando for solicitado tempo pretérito e valor durativo (sem localização exata no passado), procure pelo pretérito imperfeito do indicativo – sufixos: "-va", "-via". Evite confundir com outros tempos verbais (ex.: pretérito perfeito, imperativo, subjuntivo).

Análise das alternativas:
A), D), E) – Trazem parágrafos que não começam com a estrutura pedida.
C) – (4º§) e (7º§) iniciam com descrições ou imperativos, não com locução verbal em pretérito imperfeito.
B)Correta: 1º§, 3º§ e 5º§ seguem exatamente o pedido (locução verbal/mesmo tempo/modalidade).

Dica do especialista: Leia atentamente o início dos parágrafos, notando tempos verbais e localizando o verbo auxiliar.

Referência: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2009; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 2013.

Gabarito: B

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tudo que é IMPERFEITO merece uma VA, IA, NHA por que já ERA (Desinências do Pretérito Imperfeito do Indicativo);

ASPECTO IMPERFEITO em regra tem ideia de duração/continuidade.

Letra B

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, logo sabemos que 1° e 5° possui dois verbos, unica alternativa com contém os dois letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo