Com base nos ensinamentos de AMARO, no que diz respeito ao ...
Fato gerador da obrigação tributária ___________ é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência. Já o fato gerador da obrigação _____________ “é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure a outra obrigação”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos explorar a questão apresentada sobre obrigação tributária e esclarecer os conceitos envolvidos.
O tema central da questão é o fato gerador da obrigação tributária. Segundo a legislação tributária, mais precisamente o Código Tributário Nacional (CTN), o fato gerador é um evento definido em lei que resulta na obrigação de pagar tributos.
De acordo com o CTN, existem dois tipos de obrigações tributárias: a obrigação principal e a obrigação acessória. Vamos entender cada uma delas:
- Obrigação Principal: É a obrigação de pagar o tributo ou penalidade pecuniária. O fato gerador dessa obrigação é a situação definida em lei que cria a necessidade de pagamento do tributo.
- Obrigação Acessória: Consiste em outras obrigações, como a de prestar informações ao fisco ou de manter registros fiscais. O fato gerador desta obrigação é qualquer situação que, segundo a legislação, requer a prática ou abstenção de um ato que não configure a obrigação principal.
Exemplo prático: Quando uma empresa vende um produto, ocorre o fato gerador do ICMS, que é uma obrigação principal. Além disso, a empresa deve emitir uma nota fiscal, que é uma obrigação acessória.
Agora, vamos analisar as alternativas:
Alternativa A - principal - acessória: Esta é a alternativa correta. O fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente para a ocorrência da obrigação de pagar tributos. A obrigação acessória refere-se à prática de atos exigidos pela legislação, mas que não são o pagamento do tributo.
Alternativa B - acessória - principal: Incorreta. Inverte os conceitos, atribuindo à obrigação acessória o papel de obrigação principal, o que não é correto.
Alternativa C - comum - extraordinária: Incorreta. Os termos "comum" e "extraordinária" não se aplicam corretamente ao contexto da obrigação tributária, conforme definido pelo CTN.
Alternativa D - extraordinária - comum: Também incorreta pelos mesmos motivos da alternativa C. Esses termos não estão relacionados ao conceito de obrigações tributárias na legislação vigente.
Entender e diferenciar as obrigações principal e acessória é crucial para a correta interpretação de questões sobre fato gerador e obrigações tributárias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. A
http://app1.sefaz.mt.gov.br/Sistema/legislacao/codigotributario.nsf/9e97251be30935ed03256727003d2d92/d1f30ff87a66e20c032567c400755e7f?OpenDocument
CTN
CAPÍTULO II – Fato Gerador
Art. 114. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
Art. 115. Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.
GABARITO: A
Art. 114 - Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
Art. 115 - Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo