O engenheiro eletricista responsável pelo desenvolvimento d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3404450 Engenharia Elétrica
O engenheiro eletricista responsável pelo desenvolvimento de um sistema de aquisição de sinais biológicos em uma UTI neonatal foi chamado para revisar anomalias detectadas na morfologia do ECG de pacientes em repouso. Os registros apresentavam deformações inconsistentes na onda T e ausência periódica da onda P, embora o paciente não apresentasse condições patológicas relacionadas. Após análise, o engenheiro observou que os problemas se intensificavam quando os sinais eram adquiridos em ambientes com bombas peristálticas e monitores multiparâmetros conectados à mesma rede elétrica. Considerando os fundamentos da eletrocardiografia e os desafios técnicos do processamento de sinais biológicos, analise as afirmativas a seguir:

I.Artefatos eletromagnéticos oriundos de equipamentos médicos próximos podem induzir sinais espúrios ao traçado eletrocardiográfico, sobretudo se o sistema de aterramento e blindagem do circuito de aquisição for inadequado.
II.A ausência intermitente da onda P pode indicar erro no algoritmo de detecção do início do ciclo cardíaco, especialmente se o sistema usa algoritmos baseados em derivadas da curva ECG ou filtragem passiva sem correlação entre canais.
III.As alterações na onda T, quando associadas à operação de equipamentos em rede elétrica comum, são evidência de que a faixa de frequência de rejeição do filtro notch implementado pode estar inadequadamente centrada ou insuficientemente estreita.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas