“Na China, os ingleses aproveitaram-se da Guerra do Ópio (1...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3283850 História
“Na China, os ingleses aproveitaram-se da Guerra do Ópio (1840-1842) para conquistar importantes portos. O ópio é uma droga que provoca indolência. Por afetar a população chinesa, o governo de Pequim proibiu seu comércio diversas vezes desde 1729. Os comerciantes ingleses, porém, continuaram a traficar a droga, contrabandeando-a da Índia para vendê-la na China.”

Fonte: ARRUDA, J. J. de A.; PILETTI, N. Toda a História. História Geral e História do Brasil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 300.

A respeito do imperialismo, processo histórico a que se refere o trecho, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Vladimir Ilitch Ulianov, também conhecido como Lênin, definiu o imperialismo como fase superior do capitalismo, uma forma de dominação política que visou garantir controle de áreas para servirem de mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas nos séculos XIX e XX.
( ) O crescimento produtivo nos padrões industriais atingiu níveis inéditos e criou oportunidade para que os industriais controlassem o sistema financeiro e o sistema de crédito, que foi abalado durante a crise sistêmica de 1873.
( ) Da mesma forma que a China foi explorada pelo Reino Unido, o Japão não resistiu à pressão dos Estados Unidos e tornou-se uma semicolônia.

A sequência correta é
Alternativas