A respeito da Borrifação Residual Intradomiciliar para o co...
( ) É contraindicada para imóveis especiais (IE), locais com grande fluxo ou permanência de pessoas, tais como unidades básicas de saúde e escolas.
( ) Consiste na aplicação de inseticida de efeito residual em superfícies onde os mosquitos possam pousar, para eliminar principalmente as fêmeas adultas.
( ) Deve ser utilizada tanto em áreas prioritárias como nas áreas não prioritárias, no entanto, deve ser iniciada sempre pelas áreas prioritárias dos municípios.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O item 2.4 da Nota Técnica nº 6/2025 indica a BRI-Aedes para imóveis especiais, como UBS e escolas, e determina seu uso em áreas prioritárias e não prioritárias, com início pelas prioritárias. Isso torna a 1ª afirmativa errada e a 3ª certa; com a 2ª afirmativa correta, a sequência resulta em E-C-C, correspondente à alternativa D.
- Quando a assertiva mencionar imóveis especiais, confira se a norma os trata como campo de indicação ou de vedação; aqui, a indicação é expressa.
- Em questões sobre BRI-Aedes, o núcleo técnico decisivo é: inseticida residual em superfícies de pouso/repouso para atingir principalmente fêmeas adultas.
- Se a regra disser "iniciar pelas áreas prioritárias", isso não significa restringir a estratégia somente a essas áreas quando o protocolo também inclui áreas não prioritárias.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
E - C - C.
( E ) É contraindicada para imóveis especiais (IE), locais com grande fluxo ou permanência de pessoas, tais como unidades básicas de saúde e escolas.
❌ Incorreta: Pelo contrário, de acordo com as diretrizes do , a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes) é especificamente indicada e priorizada para Imóveis Especiais (IE). Esses locais públicos e privados com grande fluxo e permanência de pessoas (como escolas, unidades de saúde e centros comunitários) são alvos estratégicos para criar uma barreira química e proteger grandes grupos da população.
( C ) Consiste na aplicação de inseticida de efeito residual em superfícies onde os mosquitos possam pousar, para eliminar principalmente as fêmeas adultas.
do Ministério da Saúde, o objetivo central da técnica é aplicar o produto químico com propriedades residenciais duradouras nas paredes internas e locais de repouso preferidos pelo vetor. Como as fêmeas adultas do Aedes aegypti habitam e pousam predominantemente no interior das estruturas após se alimentarem de sangue, elas entram em contato direto com a película protetora e são eliminadas.
( C ) Deve ser utilizada tanto em áreas prioritárias como nas áreas não prioritárias, no entanto, deve ser iniciada sempre pelas áreas prioritárias dos municípios.
de vigilância em saúde ambiental, as intervenções de controle de vetores são planejadas com base na estratificação de risco. A aplicação da tecnologia deve abranger os municípios e localidades conforme a necessidade, mas o cronograma de atividades operacionais deve obrigatoriamente priorizar as áreas com maior densidade de transmissão, maior índice de infestação de focos e incidência histórica de arboviroses antes de expandir para as demais regiões
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo