Em “Ao mesmo tempo, os preços do gás natural começaram a s...
Como os Estados Unidos se tornaram o maior fornecedor de gás natural do mundo
Com transição para economia de baixo carbono, há dúvidas sobrequanta produção o mundo necessita
THE NEW YORK TIMES - Em apenas oito anos, os Estados Unidos deixaram de vender quase nada de gás natural no exterior para se tornarem o fornecedor número 1 do mundo, uma mudança notável que beneficiou as empresas de petróleo e gás e fortaleceu a influência americana no exterior. Mas os ativistas do clima temem que o aumento das exportações de gás natural liquefeito piore o aquecimento global.
No mês passado, o governo Biden disse que iria pausar o
processo de licenciamento para novas instalações que exportam
gás natural liquefeito a fim de estudar seu impacto sobre as
mudanças climáticas, a economia e a segurança nacional.
Mesmo com a pausa, os Estados Unidos continuam no caminho
certo para quase dobrar sua capacidade de exportação até
2027 devido aos projetos já autorizados e em construção. Mas
quaisquer expansões além dessa data estão agora em dúvida.
No centro do debate sobre a permissão de mais exportações está uma questão espinhosa: com os governos de todo o mundo se comprometendo a fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis, de quanto mais gás natural o mundo precisa?
O boom de exportação de gás dos Estados Unidos inicialmente pegou muitos formuladores de políticas de surpresa. No início dos anos 2000, o gás natural era relativamente escasso no país, e as empresas estavam gastando bilhões de dólares para construir terminais para importar gás de lugares como Catar e Austrália.
O fracking (técnica de perfuração do solo) mudou tudo isso. Em meados dos anos 2000, os perfuradores dos EUA aperfeiçoaram os métodos para liberar vastas reservas de gás natural barato das rochas de xisto. Ao mesmo tempo, os preços do gás natural começaram a subir em outras partes do mundo, especialmente depois que o Japão fechou suas usinas nucleares após o derretimento do reator de Fukushima em 2011 e começou a exigir mais combustível. Isso levou a uma reversão surpreendente. As empresas americanas, lideradas pela Cheniere Energy, começaram a gastar bilhões a mais para converter terminais de importação em terminais de exportação, e as remessas de gás dos EUA para outros países começaram a aumentar.
Fonte: https://www.estadao.com.br/economia/como-eua-maior-fornecedor-gasnatural-mundo/. Acesso em 05/02/2024
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Interpretação de texto com foco em referenciação e identificação do sujeito, habilidades essenciais para concursos públicos.
Justificativa da alternativa correta – Letra A: o Japão
Para determinar o referente do verbo destacado "começou", a estratégia recomendada é identificar quem pratica a ação, ou seja, o sujeito do verbo. De acordo com as gramáticas de referência (Cunha & Cintra; Bechara), o sujeito da oração corresponde ao termo sobre o qual se declara algo e costuma ser identificado perguntando-se "quem?" ao verbo.
No trecho: "...especialmente depois que o Japão fechou suas usinas nucleares após o derretimento do reator de Fukushima em 2011 e começou a exigir mais combustível.", perguntando ao verbo "começou": Quem começou a exigir mais combustível? A resposta direta e lógica pelo contexto é o Japão, pois é o agente que, após fechar suas usinas, passa a demandar mais combustível. O verbo está no singular, assim como "o Japão", tornando o Japão o sujeito do verbo destacado.
Esse tipo de questão exige atenção à coesão referencial e à concordância verbal, como ensina Evanildo Bechara: o verbo concorda com o núcleo do sujeito em pessoa e número. Aqui, a concordância em singular orienta a escolha.
Análise das alternativas incorretas:
B) outras partes do mundo – Incorreta, pois aparece antes do segmento do Japão e está no plural, não concordando com o verbo "começou" (singular).
C) os preços do gás natural – Incorreta. Este termo é sujeito do verbo anterior ("começaram a subir"), mas NÃO do verbo "começou", situado em outra oração.
D) o derretimento do reator de Fukushima – Incorreta, porque representa apenas uma circunstância temporal ("após o derretimento...") e não realiza a ação de "exigir combustível".
Estratégias para resolver questões semelhantes:
- Atente-se à concordância de número entre sujeito e verbo.
- Ao identificar o referente de um verbo, busque o termo imediatamente anterior, mas só confirme se fizer sentido no contexto (critério semântico + gramatical).
- Desconfie de pegadinhas: termos no plural ou circunstanciais não costumam atuar como sujeito do verbo no singular, salvo em casos especiais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo destacado "começou" na frase refere-se ao Japão, pois é o Japão que "começou a exigir mais combustível" após o fechamento de suas usinas nucleares. Quem começou a exigir mais combustível? o Japão.
O Japão fechou suas usinas nucleares...
O Japão começou a exigir mais combustível
GAB A
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, Odeio essa banca!!!
Quem começou a exigir mais combustível ? O Japão (depois que fechou suas usinas nucleares após o derretimento do reator de Fukushima em 2011)
Odeio questão fácil assim, principalmente no filtro nível superior. É tão simples que parece estranho
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo