Em um jogo de futebol., a bola deve estar imóvel e deve ser...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O conhecimento cobrado envolve a regra de reinício de jogo no futebol denominada "tiro de meta", um dos procedimentos fundamentais e frequentemente cobrados em concursos para Professor de Educação Física.
Explicação didática: O tiro de meta ocorre quando a bola cruza completamente a linha de fundo (meta), por fora do gol, tendo sido tocada por último por um atleta da equipe atacante. Seguindo a Regra 16 das Regras Oficiais do Futebol, esse reinício é realizado por um jogador da equipe defensora (em geral, o goleiro), com a bola parada em qualquer ponto da área de meta. É obrigatório que os adversários estejam fora da área penal e a bola só está em jogo após ser chutada e se mover claramente.
Justificativa da alternativa correta:
B) Tiro de meta é a correta porque:
- O enunciado descreve exigências específicas: bola imóvel, tocada de dentro da área, adversários fora da área penal e bola em jogo após se mover. Todos esses requisitos constam na execução do tiro de meta, segundo as Regras Oficiais da FIFA/CBF.
- O contexto não se refere a linha lateral, cobrança de falta ou lance ofensivo, como veremos a seguir.
Análise das alternativas incorretas:
A) Tiro de canto: ocorre quando a bola sai pela linha de fundo tocada por último por um defensor. A cobrança é feita do escanteio, não dentro da área de meta.
C) Arremesso lateral: ocorre quando a bola cruza a linha lateral, sem relação com a área de meta ou penal; a reposição é feita com as mãos.
D) Tiro livre: é decorrente de infrações ou faltas cometidas durante o jogo, podendo ser direto ou indireto, mas nunca é cobrado em condições idênticas às descritas no enunciado.
Estratégia de leitura e interpretação: Observe que o enunciado cita "a bola deve estar imóvel" e "tocar de qualquer ponto da área", pegadinhas comuns para confundir com cobrança de falta ou tiro livre. Todavia, o detalhe chave é "adversários fora da área penal" e bola "em jogo após se mover", caracterizando apenas o tiro de meta.
Segundo Silva & Tani ("Futebol: Fundamentos Técnicos e Táticos") e as Regras Oficiais, o procedimento confirmado no enunciado representa, exclusivamente, o tiro de meta.
Resumo para futuros concursos: Atente-se sempre à exclusividade dos procedimentos exigidos para cada forma de reinício no futebol. Perguntas assim são recorrentes e testam a capacidade de linkar teoria à prática.
Gabarito: B) Tiro de meta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo