A fisioterapia geriátrica tem como um de seus principais fo...
(__)A aplicação de testes funcionais como o Timed Up and Go (TUG), a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o Teste de Alcance Funcional (TAF) são ferramentas valiosas para quantificar o equilíbrio e a mobilidade do idoso, ajudando a estratificar o risco de quedas.
(__)Um programa de exercícios multicomponente, que inclua treino de força (principalmente para membros inferiores), treino de equilíbrio (estático e dinâmico), treino de marcha e flexibilidade, é a intervenção com maior nível de evidência para a redução do número de quedas em idosos da comunidade.
(__)A correção de déficits visuais e a revisão da medicação (polifarmácia) pelo médico responsável são fatores que não interferem no trabalho do fisioterapeuta, cujo foco deve ser exclusivamente nos exercícios motores.
(__)O medo de cair (cinesiofobia), mesmo em idosos que nunca sofreram quedas, pode levar à restrição de atividades, resultando em descondicionamento físico e, paradoxalmente, aumentando o risco futuro de quedas. Por isso, essa questão deve ser abordada durante a terapia.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: