A implementação de sistemas de abastecimento de água, de col...
Nas regiões com regime de chuvas torrenciais, a construção do sistema de esgotamento sanitário unitário demanda o uso de tubulações de grandes diâmetros, apresenta custos iniciais elevados, torna propensa a ocorrência de refluxo do esgoto sanitário para o interior das residências, em caso de chuvas, e pode ocasionar mau cheiro em determinados pontos do sistema.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O tema central desta questão é a implementação de sistemas de esgotamento sanitário em regiões com características específicas de clima, como as que apresentam chuvas torrenciais. Para resolver essa questão, é necessário compreender os diferentes tipos de sistemas de esgotamento sanitário: o sistema unitário e o sistema separador absoluto. A questão destaca as peculiaridades e os desafios do sistema unitário.
Nos sistemas de esgotamento sanitário unitários, as águas pluviais e os esgotos domésticos são coletados na mesma rede de tubulações. Em regiões com chuvas intensas, isso implica a necessidade de tubulações de grandes diâmetros para acomodar o volume adicional de água. Tal condição aumenta o custo inicial da infraestrutura devido à complexidade e ao tamanho das tubulações necessárias.
Outro ponto importante é o risco de refluxo de esgoto. Em dias de chuva forte, a capacidade do sistema pode ser excedida, levando à possibilidade de retorno do esgoto para dentro das residências. Além disso, o sistema unitário pode apresentar mau cheiro em alguns pontos, principalmente onde o fluxo de água diminui e há acúmulo de material orgânico.
Portanto, a afirmação da questão está correta ao indicar os desafios e características do sistema de esgotamento sanitário unitário em regiões com chuvas torrenciais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1.3.4. Comparação entre os Sistemas
A evolução dos sistemas de esgotamento deu origem a dois tipos com características bem distintas, principalmente do ponto de vista da quantidade e qualidade das vazões transportadas, o Sistema Unitário e o Separador Absoluto, sendo este último o mais empregado nos tempos contemporâneos. Para melhor entender esta preferência pode-se elaborar uma série de comparações como as relacionadas a seguir:
a) Desvantagens do Sistema Unitário
1. dificulta o controle da poluição a jusante onerando o tratamento, em virtude dos grandes volumes de esgotos coletados e transportados em épocas de cheias e, conseqüentemente, o alto grau de diluição em contraste com as pequenas vazões escoadas nos períodos de estiagem, acarretando problemas hidráulicos nos condutos e encarecendo a manutenção do sistema;exige altos investimentos iniciais na construção de grandes galerias necessárias ao transporte das vazões máximas do projeto;tem funcionamento precário em ruas sem pavimentação, principalmente de pequenas declividades longitudinais, em função da sedimentação interna de material oriundos dos leitos das vias públicas;implicam em construções mais difíceis e demoradas em conseqüência das suas dimensões, criando maiores dificuldades físicas e no cotidiano da população da área atingida.o sistema unitario é bom para regioes que tem precipitacao constante ao longo do ano. o que evita que ocorrao eventos de cheia mto grandes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo