A respeito das tecnologias de tratamento da água, julgue o i...
Gera-se maior quantidade de lodo no tratamento primário de efluentes, quimicamente assistido, que no tratamento primário convencional, em virtude da adição de reagentes químicos que promovem a coagulação química e a floculação e que aceleram a sedimentação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é: C - Certo.
O tema central desta questão é o tratamento de efluentes, especificamente a comparação entre o tratamento primário convencional e o tratamento primário quimicamente assistido. Este é um tópico relevante na área de engenharia ambiental e sanitária, pois uma boa compreensão dos processos de tratamento de água e efluentes é essencial para garantir a eficiência dos sistemas de saneamento e a proteção ambiental.
No tratamento primário convencional, o objetivo é remover sólidos suspensos e materiais sedimentáveis presentes nos efluentes através de processos físicos, como a sedimentação. Já no tratamento primário quimicamente assistido, são adicionados reagentes químicos para promover os processos de coagulação e floculação. Estas etapas são importantes porque unem pequenas partículas em flocos maiores, acelerando e melhorando a sedimentação.
A adição de reagentes químicos no tratamento quimicamente assistido aumenta a quantidade de lodo gerado. Isso ocorre porque os coagulantes e floculantes introduzem material adicional que, ao reagir com os sólidos presentes, forma um maior volume de flocos que se depositam no fundo. Portanto, é correto afirmar que o tratamento primário quimicamente assistido gera mais lodo do que o tratamento primário convencional.
De acordo com a "Metcalf & Eddy - Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery", a presença de produtos químicos deve ser gerida adequadamente para otimizar a eficiência do tratamento e minimizar os custos subsequentes de disposição do lodo.
Por isso, a alternativa correta é a Alternativa C - Certo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Marquei como Certo, mas acho que na prova deixaria em Branco. Não confio na Cespe.
Tratamento primário quimicamente assistido, ou simplesmente físico-químico: processo que utiliza agentes coagulantes, como sulfato de alumínio ou cloreto férrico que facilitam o processo de sedimentação, elevando a eficiência de remoção. Nesse processo, há uma maior geração de lodo, devido a maior quantidade de sólidos sedimentados, além da grande quantidade do próprio produto químico utilizado. Esse processo gera, ainda, um lodo químico de difícil tratamento.
Tratamento primário de efluentes é quimicamente assistido? Este não seria a decantação? Coagulação e floculação não seria no tratamento convencional?
Alguém pode responder????
Questão confusa considerando que no próprio tratamento convencional ocorre a coagulação e a floculação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo