A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto ...
A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue o item subsequente.
Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
QUESTÃO:Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1). CORRETO
TEXTO: Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser juridicamente entendida como a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado. Esse(pronome demonstratico com sentido anafórico) tipo de conduta é criminalizado pela legislação de cada país(...)QUAL TIPO DE CONDUTA? A ESPIONAGEM.
(...)A espionagem é um dos poucos crimes na legislação brasileira que podem, em tempo de guerra, levar à pena de morte, seja o condenado nacional ou estrangeiro, civil ou militar, além de, em tempo de paz, sujeitar o militar que a(pronome do caso oblíquo) pratique à indignidade para o oficialato.(...) SUJEITAR O MILITAR QUE PRATIQUE O QUE? A ESPIONAGEM.
CADEIAS REFERENCIAIS: é um conjunto de termos ou expressões (correferentes) que remetem para a mesma entidade (referente) obtendo assim, a COESÃO REFERENCIAL. Portanto, questão perfeita.
Gabarito: ERRADO
QUESTÃO: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
COMENTÁRIO: Amigos, tomem cuidado com alguns comentários. No gabarto preliminar, o cespe tinha dado a questão como certa, mas após os recursos alterou para ERRADO, porque o termo “Esse tipo de conduta” (R. 3 e 4) refere-se “a espionagem” (Linha 1) e o termo “a” (R.11) retoma o termo “a espionagem”, que inicia o segundo parágrafo (Linha 8).
(Linha 1~4) Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser....Esse tipo de conduta...( Que conduta? A espionagem)
(Linha 8~12)...A espionagem é um dos poucos crimes.... além de, em tempo de paz, sujeitar o militar que a pratique... ( Pratique o que? A espionagem)
#Bons estudos!
Acertei , mas fiquei com uma dúvida !
O "a" da linha 11 tem referência direta ao termo "A espionagem" da linha 8 e a questão diz que é da linha 1 ! vcs viram isso tbm ?
Thiago Quincó, mas não compromete o gabarito.. pois são mesmos contextos.
O primeiro mata a charada, ainda fiquei na dúvida pensando ser pegadinha. PORÉM, esse é termo anafórico caracterizando o primeiro termo "A ESPIONAGEM", logo em seguida explicada. E na linha 8 a 12 também.
GAB CERTO
Aquela dúvida cruel na hora de responder, pois o examinador poderia tranquilamente dar a questão como Errada (e já vi questões assim) simplesmente porque o "a" da linha 11 não se remete à expressão "espionagem" da linha 1, mas sim da "espionagem" da linha 8.
Acertei, mas com o ** na mão kkkkk
Edit 06/05: A CESPE voltou atrás e trocou o gabarito para ERRADO, kkkkkkkkkkk. Viu, falei que já tinha visto questões assim, e aqui está mais uma delas. Não sei o que faço se me deparo com uma dessas na prova...
Gabarito: Correto.
Evocar - Chamar/Retomar.
Observem:
“Esse tipo de conduta”- evoca espionagem.
“a” - também evoca espionagem.
Ambas as expressões evocam o mesmo conteúdo semântico, que é a palavra Espionagem.
Gabriel errei essa questão por isso, são a mesma coisa mais um em uma linha outra em outra linha, examinador fdp.
O enunciado é claro ao falar sobre MESMO CONTEÚDO SEMÂNTICO do referente de "a espionagem" (linha 1)
Os termos da linha 1 e 8 possuem o mesmo significado. Simples.
Questão muito boa e inteligente !!
.... e lendo a questão não enxerguei o "a"
Resemindo, a questão pergunta se tanto a expressão "Esse tipo de conduta" quanto o pronome "a" referem-se à espionagem
SIM
Gabarito: CERTO
Gabarito: Certo
Concordo totalmente com o comentário do thiago quincó.
Tenho ressalvas quanto a essa questão, pois ela fez referência à linha 1 do texto trazendo dubiedade na interpretação.
Caso não houvesse essa referência, estaria Correta sem sombra de dúvidas.
Bons estudos.
O gabarito definitivo da Banca: Errado.
Respondi como certo; mas realmente (ESSE TIPO DE CONDUTA) pode retomar o referente " a espionagem " ou "a obtenção sub-reptícia e indevida de informação...".
Bons estudos.
Estou com o Thiago Quincó. Se trata do Cespe, é pegadinha. Ambos os termos remetem a espionagem, mas independente se é o mesmo contexto, um termo remete a "espionagem" da linha 1, o outro, a "espionagem" da linha 8 e não os dois termos remetendo a "espionagem" da linha 1 como a questão afirma. Simples assim. Questão errada, GABARITO errado.
Aqui o Gabarito tá dando Errado como Certo.
=/ Tô na dúvida.
E assim, induzindo o candidato ao erro com numeros das linhas, daqui a pouco estão fazendo referencias a textos diferentes. Maldade mata
Só entendi depois que li o comentario do colega JF M:D rsrs
Eu enxerguei que o "a" (ℓ . 11) tem referência direta ao termo "A espionagem" da linha 8 e "esse tipo de conduta" (ℓ . 3 e 4) é que tem referencia "a espionagem" da linha 1. Ok, percebe-se então que eles não fazem referencia ao mesmo termo, sintaticamente falando.
.
Porém,
.
a questão pergunta se os termos fazem refêrencia ao CONTEÚDO SEMÂNTICO da palavra espionagem na linha 1. Em ambos os casos a palavra espionagem possui o mesmo valor semantico, logo, marquei como correto – assim como foi o primeiro gabarito da banca. Depois que mudaram pra um entendimento mais simples dando a questao como ERRADA, tomando como base simplismente a evocação sintatica (linha1 e linha 8) e não mais a evocação semântica.
Ambos fazem referência ao termo espionagem. Porém, um refere a espionagem da linha 1 e o outro refere- se a espionagem da linha 8.. Cespe sendo Cespe.. zzzz
OS PARAGRAFOS FALAM DA MESMA COISA (ESPIONAGEM) A DIFERENÇA É COMO OS PAÍSES TRATAM COMO CRIME DE MANEIRAS DISTINTAS, MAS ESPIONAGEM NÃO SOFRE ALTERAÇÕES
Não entendi, eu coloquei na alternativa como certa, e a questão tá dizendo que está errado. E aqui nos comentários o povo tá dizendo que tá certo.
Confusa.:/
Gabarito ERRADO
Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) - Remete " a espionagem - linha 1 - correto
“a” (ℓ .11) - Remete " a espionagem - linha 8
Pegadinha da banca!
Questão capciosa!
Pelo que entendi, as duas remetem a "espionagem", no entanto, em passagens diferentes no texto. É isso mesmo, galera?
Meu Deus!! Essa banca CESPE não tem limites para a criatividade maldosa. Errei a questão! No caso em tela, o erro foi afirmar que o termo espionagem DA LINHA 1 serviu como referente tanto para “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) quanto para o “a” (ℓ .11). Caí na pegadinha do "mesmo conteúdo semântico". Ora, o conteúdo semântico era o mesmo, mas o referente estava alocado em linhas diferentes no texto.
Continue estudando, pois desistir é um grande prejuízo que só você poderá evitar. ;)
Bons estudos!
Acertei mas por ter feito outra interpretação! Demorei para ver que a questão estava errada porque o referencial da linha 11 se referia a espionagem encontrada na linha 8, e não na linha 11! KKK Vamos que vamos!
FDP!!!
Há questões do CESPE que não devem ser marcadas. É impossível saber o que passa pela cabeça do examinador e se a opinião do mesmo permanecerá diante da chuva de recursos dos candidatos.
Essa foi dose.
Pessoal nao é ser chato.
Mas comentem algo que acrescente.
Quase metade dos comentarios é: banca fdp, pegadinha , cespe sendo cespe, frases da biblia .
SERIO , nao entra em minha cabeça a pessoa se dar o trabalho de ir ate o comentário pra digitar FDP.
Outros somente escrevem: acertei ou errei. Ta, e dai que vc acertou ou errou! Se vc quer acrescentar nos estudos coloque acertei ou errei por isso... isso.. e isso, assim as pessoas irão refletir sobre a "duvida" levantada.
Dessa maneira nos poupa de ler essas besteiras, inclusive a que estou digitando agora.
Essa questão foi inicialmente tida como certa pelo gabarito preliminar, porém, foi tido como errada no oficial, conforme abaixo:
ÍTEM 14, CARGO 2
https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/13726/abin-2018-justificativa.pdf
"Embora seja correto afirmar que, na construção das cadeias referenciais do texto, o termo “Esse tipo de conduta” é uma expressão usada no texto para fazer referência anafórica ao termo “a espionagem” da linha 1, afirmar o mesmo do pronome “a” é incorreto, uma vez que essa forma linguística faz referência ao termo “a espionagem” que aparece na linha 8."
MUITO ÚTIL SEU COMENTÁRIO:
André Gustavo.
Quem tem limite é município! kkkkkk
Quando penso que já vi tudo dessa banca... pah!
Pessoal, a questão não foi anuada e o gabarito oficial foi mantido como ERRADO.,
http://www.cespe.unb.br/concursos/abin_17/arquivos/GAB_DEFINITIVO_378_ABIN_CB3_01.PDF
mais um que caiu na pegadinha da linha.
Acho que o bom concurseiro, depois de conseguir a aprovação no "cargo público final" (e não apenas no "cargo público escada"), deve sentir ânsia de vômito ao ouvir o termo "Cespe". É apenas uma divagação, mas um dia descubriremos!
Tive o mesmo entendimento da ANA NUNES. O termo "a" refere-se à espionagem, mas a da linha 8.
ERRADO
Fala sério que essa banca fez uma pegadinha dessas.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o fdp que elaborou essa questão tomou chifre, só pode
O examinador não quis fazer essa pegadinha de "jogo de linhas". O que ocorreu foi que alguém interpôs recurso sobre isso, e ele, diante da situação, teve que aceitar a "falha", entretanto, o mais justo seria anular a questão, visto que não foi essa a intenção da questão.
Dois referentes iguais em linhas diferentes.
Isso que chamo de filhadaputagem da cespe mesmo pqp. Lado bom disso, cada dia mais você fica mais convicto em deixa a prova em branco kkk
Palhaçada total! Quer dizer que retoma a palavra "espionagem" mas de outra linha e por vezes a banca pode dar certo ou errado e por vezes pode alterar o gabarito, né?
Será que não é pq "Esse tipo de conduta" se refere a "obtenção subreptícia e indevida de informação sigilosa do Estado"? Pq a relação é com a conduta e não com o nome da conduta: a espionagem
Essa questão é para lembrar o porquê da Cespe ser uma banca diferenciada, para o bem, e para o mal hehe
Reproduzindo um comentário útil, para não perderem tempo como eu perdi ¬¬
"DIEGGO ☠️
21 de Março de 2018, às 11h19
Útil (4)
Gabarito: ERRADO
QUESTÃO: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
COMENTÁRIO: Amigos, tomem cuidado com alguns comentários. No gabarto preliminar, o cespe tinha dado a questão como certa, mas após os recursos alterou para ERRADO, porque o termo “Esse tipo de conduta” (R. 3 e 4) refere-se “a espionagem” (Linha 1) e o termo “a” (R.11) retoma o termo “a espionagem”, que inicia o segundo parágrafo (Linha 8).
(Linha 1~4) Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser....Esse tipo de conduta...( Que conduta? A espionagem)
(Linha 8~12)...A espionagem é um dos poucos crimes.... além de, em tempo de paz, sujeitar o militar que a pratique... ( Pratique o que? A espionagem)
#Bons estudos!"
Ambas são de cadeia referencial ANAFÓRICAS.
QUESTÃO ERRADA.
Tem que observar até o número da linha. kkkkk
Ambas são de mesma cadeia referencial: ANAFÓRICAS. (Conforme o comentário da "Rafaela Marcondes")
A coesão referencial obtém através de cadeias de referência, isto é, um conjunto de termos ou expressões (correferentes) que remetem para a mesma entidade (referente).
Podem integrar as cadeias de referência as anáforas, as catáforas, as elipses e a correferência não anafórica.
Anáfora: resgate do previamente mencionado;
Catáfora: referência ao que ainda será exposto;
Elipse: A elipse consiste na omissão de certos elementos na frase, dado que os mesmos são facilmente identificáveis a partir do contexto linguístico ou extralinguístico e a sua repetição é desnecessária:
“O João caiu e [] foi parar ao hospital”;
“A gotinha de água era muito infeliz; porém, [] não estava só”.
Correferência não anafórica: Remetem para o mesmo referente, sem que exista dependência referencial entre si.
Ex: “O Francisco foi estudar para a Suíça. O filho da Cristina realizou o seu desejo”.
As expressões «O Francisco» e «O filho da Cristina» remetem para o mesmo referente. No entanto, ambas as expressões têm referência autônoma.
Ex: “O Rui foi trabalhar para África. O marido da Margarida está feliz”.
Galera , em se tratando de CESPE , acredito que a primeira parte também está errada. Sempre que o examinador do CESPE lê um "ESSE" no texto , ele coloca um Antolho e apenas enxerga o último referente.
Para o CESPE , “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) se refere à " esse tipo a obtenção sub-reptícia e indevida de informações..."
Uma questão muito parecida que gerou a mesma polêmica -> Q880295
Justamente o uso do pronome "ESSE" , gabarito correto no sentido de que ele retomava o antecedente IMEDIATO , mesmo que na nossa interpretação não fizesse muito sentido.
Uma rasteira dessa, bicho. Dói na alma.
A casca de banana está aqui: a espionagem” (ℓ .1).
A questão afirma que ambos os termos se relacionam com o referente da "LINHA 1".
Realmente ambos estão relacionados com "espionagem", porém o "a" da "LINHA 11" se relaciona com "a espionagem" da "LINHA 8", e nao com a linha 1...
Sacanagem... mas vamos em frente!
PMAL - CAVEIRA!
Errei pensando nessa pegada das linhas 1 e 8, caraca isso na hora da prova dá até suadeira na nuca
eu sabia que a pegadinha era sobre "a espionagem", mas pensei "ah, talvez eu esteja sendo profunda de mais" e errei. Sem falar que, como a questão falou "conteúdo semântico", eu achei que o que valia não era a sintaxe, mas sim, a ideia do texto. Então, na minha cabeça tanto fazia em que linha estava a expressão.
Enfim, sem mais choro, vou re-reproduzir um comentário útil:
"Su servidora
02 de Agosto de 2018, às 07h26
Reproduzindo um comentário útil, para não perderem tempo como eu perdi ¬¬
"DIEGGO ☠️
21 de Março de 2018, às 11h19
Útil (4)
Gabarito: ERRADO
QUESTÃO: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
COMENTÁRIO: Amigos, tomem cuidado com alguns comentários. No gabarto preliminar, o cespe tinha dado a questão como certa, mas após os recursos alterou para ERRADO, porque o termo “Esse tipo de conduta” (R. 3 e 4) refere-se “a espionagem” (Linha 1) e o termo “a” (R.11) retoma o termo “a espionagem”, que inicia o segundo parágrafo (Linha 8).
(Linha 1~4) Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser....Esse tipo de conduta...( Que conduta? A espionagem)
(Linha 8~12)...A espionagem é um dos poucos crimes.... além de, em tempo de paz, sujeitar o militar que a pratique... ( Pratique o que? A espionagem)
#Bons estudos!""
Que palhaçada ....ambos "a espionagem" das linha são sujeito .... e as palavras indicadas têm o mesmo referente:a espionagem
gabarito preliminar,certo. Definitivo:errado!
Na minha humilde opinião, isso o que a banca faz não é cobrar o conhecimento do conteúdo em sí, mas cobrar umas pegadinhas que não tem nada haver, bom desabafei!!! eu gosto muito da CESPE em relação às questões de português, contudo, as vezes, dá essa vaciladas, pois na minha opiniao, como eu já disse, isso não é cobrar o conhecimento de ninguém.
Esse é o tipo de Questão que eu vou para casa achando que acertei...(Esperando um comentaria do porfessor)
No meio do caminho tinha um Cespe
Tinha um Cespe no meio do caminho.
O TERMO "ESSE TIPO DE CONDUTA" (L.3 E 4) ----- TERMO REFERENTE ('A ESPIONAGEM LINHA 1)
TERMOS "A" LINHA 11 ------TERMO REFERENTE ('A ESPIONAGEM LINHA 8')
E O MESMO TERMO MAS A BANCA AFIRMA SER APOS DA LINHA 1.... O QUE TRONA A QUESTÃO ERRADA!
"Esse tipo de conduta" não estaria remetendo a "obtenção sub-repticia e indevida de informação do Estado"?? Espionagem em si, o substantivo, nao me parece um tipo de conduta, e sim termo generico que foi conceituado depois. Nao tem como criminalizar uma conduta generica sem especificar "o tipo de conduta". Marquei errado por isso (nem vi o negocio da (l.1) kkk) AJudem-me....
O que o Jose Carlos de Moura falou faz sentido tbm kkk
Achei que tava pronto pra portugues pq me dava bem com a vunesp ,kkkkkkkkk ,que tolo fui eu !
Oxente que fuleiragem, até pra entender pq eu errei demorei :/
o termo "Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) realmente refere-se à "a espionagem” (ℓ .1), mas “a” (ℓ .11) se refere a "a espionagem" da linha 8.
Gabarito Cespe: ERRADO
Que mania que as pessoas têm de perder tempo questionando o gabarito enquanto podiam estar tentando aprender com ele...
Comentário mais útil: DIEGGO ☠️
Gabarito definitivo da CESPE: ERRADO.
A Banca CESPE não exige apenas interpretação de texto, mas à atenção do candidato.
Quem pensou que o termo se referia à palavra espionagem, acertou.
Acontece que o erro não está no substantivo. O erro está na referência "L.1", ou seja, ao invés de indicar a linha 01, o gabarito deveria indicar a linha 08. Pegadinha do malandro rs rs
Isso já foi um teste pra ver se a pessoa está pronta pra ser 007 do Brasil.
GAB E
Questão pauleira.... hahahahahaha marquei Errado querendo marcar certo hahahahahahha
Deu para notar que a primeira era referênte a linha 1 e a outra a linha 8
Porém o que me matou foi o comando "Mesmo contéudo semântico"
:x
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Mano do céu... Só rindo mesmo com essa banca.
é sério isso?
Tb vi dessa maneira Jose Moura. Gostaria que alguém pudesse explicar se esse pensamento está certo. Com explicação desse pensamento.
Agora acho que entendi . o que está errado é a linha que a cespe colocou que na realidade não é.
Jesus !!!!!
Fé
Dica para esse tipo de questão: Quando o CESPE coloca o referente muito longe é ERRADO quase na certa!
A banca preza muito pela coerência do texto, imagine ficar referenciando coisas na linha 30 e o referente estar na linha 5 ?
Se fizer isso na redação perde ponto na certa!
Essa é aquele tipo de questão, como já diria o filósofo contemporâneo que senta em uma das cadeiras mais importantes do país, que é uma mistura de mal com o atraso e pitadas de psicopatia rsrs
Bons estudos
Podemos indicar para ser anulada ?
Questão mau formulada e confusa
"Esse tipo de conduta" faz referência ao termo "a espionagem", mas "a" (de "a pratique") substitui "a espionagem" (que pratique espionagem).
Constituem diferentes formas de evocar mas não o mesmo conteúdo semântico, o sentido é diferente.
Não sei se meu comentário está correto, mas foi a forma que eu consegui entender e matar a questão.
Reproduzindo o comentário do colega Renato...
" A Banca CESPE não exige apenas interpretação de texto, mas à atenção do candidato.
Quem pensou que o termo se referia à palavra espionagem, acertou.
Acontece que o erro não está no substantivo. O erro está na referência "L.1", ou seja, ao invés de indicar a linha 01, o gabarito deveria indicar a linha 08. Pegadinha do malandro rs rs"
Eu, particulamente, achei "cretinagem" da maior espécie por parte da banca. Quem se ateria ao fato da referenciação ao NÚMERO DA LINHA está correta?
#Mais amor, sem favor, só amor. kkkk
Esse tipo de conduta = sub-repticia e indevida.
Cespe é mais treino que saber!
justificativa cespe
Embora seja correto afirmar que, na construção das cadeias referenciais do texto, o termo “Esse tipo de conduta” é uma expressão usada no texto para fazer referência anafórica ao termo “a espionagem” da linha 1, afirmar o mesmo do pronome “a” é incorreto, uma vez que essa forma linguística faz referência ao termo “a espionagem” que aparece na linha 8.
Que maldade : (
Sério?!
Ainda bem que fiz questão dessa antes da prova. rsrs
No entanto, não garante que a Cespe pense assim sempre... : (
Esse tipo de conduta = espionagem linha 1
a = espionagem linha 8
Ué! Simples e objetiva.
Os termos não fizeram referência à algo já dito?! Então! Isso é anafórico.
Mortais, fé na missão.
Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!
Pensei que o termo "conteúdo semântico" se referia à campo semântico. Na questão em tela os dois referentes pertencem ao mesmo campo semântico, mas não ao "conteúdo semântico" .
Pegadinha !
faz bem amar a banca do que ter ódio , isso vai criar um bloqueio e um suplício ...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa banca não tem mais o que inventar não kkkkk uma dessa é impossível, depois do trauma do erro, errar na prova valendo kkk
TENHO PREGUIÇA DE COMENTAR, MAS ESSA EU VOU COMENTAR.QUAL O CONTEÚDO SEMÂNTICO DE "ESSE TIPO DE CONDUTA"? A OBTENÇÃO SUB-REPTÍCIA E INDEVIDA DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS DO ESTADO! ESSA É CONDUTA, O TERMO "ESPIONAGEM" DEFINE O QUE É TAL CONDUTA. NEM DE LONGE O PRONOME "A" RETOMA O TERMO ESPIONAGEM NOS DOIS CASOS, SOMENTE O TERMO "ESPIONAGEM" NA LINHA 8!
É sério mesmo?? A justificativa é que um referente é na linha 1 e outro é na linha 8?
Sério?
Deixe-me de fora desse seu mau sentimento, Cespe!
Pessoal olhem a resposta do professor não há nenhuma pegadinha da Cespe, muitas respostas erradas aqui nos comentários que nos induzem ao erro.
Errado.
O "Esse tipo de conduta" (l 3 e 4) retoma "a obtenção sub-reptícia e indevida..." (l 2 e 3) e não Espionagem. O "a" (l 11) está correto.
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
@Felipe Cedraz
Aí você forçou, garotão.
Assertiva: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
Comentário: Creio eu que o erro consista em trazer o termo "a", da linha 11, quando, na verdade, deveria ter trazido o termo "a pratique" (ℓ . 11 e 12). Portanto, a alternativa ficaria correta ao constar como deixarei a seguir.
Assertiva correta: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a pratique” (ℓ .11 e 12) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
OBS: ao menos, foi assim que cheguei a minha resposta.
ambos referem-se "a espionagem" porém o primeiro na linha 1 e o segunda na linha 8
Então ficou errada só por causa da linha em que estava citado o referente (espionagem) ?
Alguém pode me ajudar?
OLHEM A EXPLICAÇÃO DO PROF AQUI NO VÍDEO,QUEM TEM ACESSO,
QUEM NÃO TEM, O COLEGA @FELIPE CEDRAZ, EXPLICOU :
O "Esse tipo de conduta" (l 3 e 4) retoma "a obtenção sub-reptícia e indevida..." (l 2 e 3) e não Espionagem. O "a" (l 11) está correto.
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
COPIADO E COLADO.
E VIDA QUE SEGUE...
SEMÂNTICO = SENTIDO
A questão quer saber se quando nos trechos "Esse tipo de conduta" e "a" referem-se a ESPIONAGEM
Na legislação interna dos países, a espionagem costuma a ser entendida como a obtenção..... Esse tipo de conduta..
Esse - retoma alguém já citado.
A espionagem é ... sujeitar o militar que a pratique
"a" - pronome oblíquo e se refere a ela (espionagem).
CORRETA a questão
"Esse tipo de conduta" (l 3 e 4) retoma "a obtenção sub-reptícia e indevida..." (l 2 e 3) e não Espionagem.
Questão que vale a pena errar.
"Esse tipo de conduta" (l. 3 e 4) remete a "obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" (l. 2 e 3), que é uma explicação pro termo espionagem. Além disso, o termo "a" (l. 11) refere-se a espionagem da linha 8 e não 1.
Gabarito: Errado.
Errado.
Para resolver a questão, é preciso identificar os referentes dos pronomes: “esse” (l. 3): tem como referente “a espionagem”, presente na linha 1. “a” (l. 11): tem como referente “A espionagem”, presente na linha 8. Como o referente não é o mesmo (o primeiro está na linha 1, o segundo está na linha 8), o gabarito foi registrado pela banca como errado.
Essa foi uma questão polêmica e houve recurso. Os candidatos argumentaram o seguinte: no fim das contas, a linha em que o referente se encontra é indiferente, uma vez que ambos evocam o mesmo conteúdo semântico (como afirmado pela banca).
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre
RESPOSTA DA BANCA CESPE:
CARGO 3: AGENTE DE INTELIGÊNCIA- ITEM 14-
GABARITO PRELIMINAR-CERTO-
GABARITO DEFINITIVO-ERRADO
SITUAÇÃO: Deferido com alteração Embora seja correto afirmar que, na construção das cadeias referenciais do texto, o termo “Esse tipo de conduta” é uma expressão usada no texto para fazer referência anafórica ao termo “a espionagem” da linha 1, afirmar o mesmo do pronome “a” é incorreto, uma vez que essa forma linguística faz referência ao termo “a espionagem” que aparece na linha 8.
KKKK SE NEM O PROFESSOR DO ESTRATÉGIA, NEM O PROFESSOR DO QCONCURSO ACERTARAM, QUEM DIRÁ NÓS, SEMENTINHAS ESTUDANTIS!KKKKKK
RESPOSTA DA BANCA CESPE:
CARGO 3: AGENTE DE INTELIGÊNCIA- ITEM 14-
GABARITO PRELIMINAR-CERTO-
GABARITO DEFINITIVO-ERRADO
SITUAÇÃO: Deferido com alteração Embora seja correto afirmar que, na construção das cadeias referenciais do texto, o termo “Esse tipo de conduta” é uma expressão usada no texto para fazer referência anafórica ao termo “a espionagem” da linha 1, afirmar o mesmo do pronome “a” é incorreto, uma vez que essa forma linguística faz referência ao termo “a espionagem” que aparece na linha 8.
KKKK SE NEM O PROFESSOR DO ESTRATÉGIA, NEM O PROFESSOR DO QCONCURSO ACERTARAM, QUEM DIRÁ NÓS, SEMENTINHAS ESTUDANTIS!KKKKKK
Estaria o comentário do professor equivocado?! Acho que o erro é justamente pela referência da linha. E não "Esse tipo de conduta..." fazer referência a "...a obtenção sub-reptícia..." como ele explicou. Acredito que isso também faz parte do conteúdo semântico de "a espionagem", já que explica o que é a espionagem. Então o erro não estaria aí como ele afirmou!
malícia do kct...vai se fufu cespe
Resumindo o termo retomada dos termos "a espionagem" da linha 1, não é o mesmo que da linha 11, portanto incorreta. Comentário do professor foi paia, viu, rsrs.
Deu tela azul por alguns segundos aqui...
A ASSERTIVA DA QUESTÃO ESTÁ ERRADA. O TERMO "ESSE TIPO DE CONDUTA" FAZ REFERÊNCIA "A OBTENÇÃO SUB-REPTÍCIA E INDEVIDA DE INFORMAÇÃO SIGILOSA DO ESTADO", CONFORME EXPLANA O PROFESSOR DO QC. AINDA QUE ESSE NÃO FOSSE O MOTIVO DO GABARITO SER ERRADO; AINDA QUE O TERMO "ESSE TIPO DE CONDUTA" FIZESSE REFERÊNCIA "A ESPIONAGEM" (LINHA 1), O TERMO "A" (LINHA 11), SE REFERE O TERMO "A ESPIONAGEM" ELENCADO NA LINHA 8 E NÃO NA LINHA 1.
Esse tipo de conduta - refere-se ao termo A Espionagem da LINHA 1
a - refere-se ao termo A Espionagem da LINHA 8
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Cespe , cespe ...
Resumindo : Os dois termos se referem à palavra "espionagem",mas há 2 palavras "espionagem" e cada um dos termos se refere a cada uma delas.
Kkkkk é Cespe baby
AFF KKKK
sei nem o que comentar com uma questão dessas.
Esse tipo de questão que o candidato marca e jura até pela alma da mãe que tá correta, mas ae vem a banca e diz que tá errada. pqp!!!
Depois de uma infinidade de questões, vc percebe que Cespe só repete!
Esse tipo de questão CESPE adora, ele simplesmente coloca o mesmo termo em linhas diferentes, e pergunta a qual deles o complemento "tal" se refere.
Então, mesmo sendo o mesmo termo, procure se eles estão na mesma LINHA: se eles se referem a especificamente a mesma linha no texto.
Ainda assim, podemos dizer que n linha 1, "espionagem" é da legislação dos países (em geral). Já "espionagem" na linha 8, a qual o "a" da assertiva se refere, se refere especificamente à legislação brasileira.
Repetição exaustiva e chegaremos lá.
Com Deus, gente.
Item: Errado.
Questão inteligentíssima.
O examinador afirma no enunciado da questão: "evocar o mesmo conteúdo semântico"
Notem que a primeira referência está relacionada a definição de espionagem pela legislação interna dos países, sendo uma atividade sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado. A segunda referência, está dizendo da espionagem com relação a legislação brasileira.
Bons estudos.
Gabarito definitivo está como Correta.
Concordo com a explicação do Professor Alexandre Soares nessa.
Ao meu ver o erro não está no fato de o referente estar na linha 1 ou na linha 8.
Pra mim, "Esse tipo de conduta" se refere a "obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" e não à "espionagem" como afirma a questão.
Gab E
O referente “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) é "a obtenção" (ℓ 2) e “a” (ℓ .11) se refere “a espionagem” (ℓ .11)
Objetividade: “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) refere-se no texto a: "a obtenção sub-repticia e indevida de informação sigilosa do Estado."
ESSE TIPO DE CONDUTA DO CESPE, FAZ-ME ACREDITAR QUE O GABARITO IRÁ DE ACORDO COM AQUELE QUE PAGAR O MAIOR VALOR, DUVIDO NUNCA!
Acertei a questão pensando que "Esse tipo de conduta" se refere a "obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" e não a "espionagem". Depois vi que o gabarito do professor está igual ao meu.
saco de pão na cara do concurseiro kkkkkkkkkkkkkkk
Gabarito foi alterado para ERRADO.
Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem” (ℓ .1).
Errado!
"sujeitar o militar que a pratique..." o termo tem como referente "a espionagem" da linha 8 (OITO)
''Esse tipo de conduta'' se refere à "obtenção sub-reptícia e indevida de informações". Espionagem não é uma conduta!
No mais, o "a" tem como referente o "espionagem" da linha 8!
De fato, o referente não é o mesmo. Só que a questão falou em "conteúdo semântico" (sentido), e pra mim tanto a espionagem da linha 1 quanto a da linha 8 têm o mesmo sentido... pra mim o Cespe não precisava ter mudado o gabarito, só não soube se defender do recurso.
Tem gente indo na onda do professor justificando o gabarito como ERRADO dizendo que “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) refere-se no texto a: "a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado". Mas meus amores, a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado é, pura e simplesmente, a DEFINIÇÃO de espionagem, ora... Claro que "esse tipo de conduta" faz referência à espionagem. A espionagem é essa conduto. Essa conduta é a espionagem. Prefiro ficar com a explicação sobre o "a" fazer referência à espionagem que aparece na linha 8.
E foi o que a banca cespe justificou:
""Esta foi uma questão que pegou até mesmo a banca. Ela mesma havia colocado o gabarito como
correto, pois não havia se dado conta de que o comando da questão havia restringido apenas ao vocábulo
“espionagem” da linha 1. Assim, após muitos recursos, a banca mudou o gabarito para errado e colocou a
seguinte justificativa:
Embora seja correto afirmar que, na construção das cadeias referenciais do texto, o termo “Esse tipo de
conduta” é uma expressão usada no texto para fazer referência anafórica ao termo “a espionagem” da linha
1, afirmar o mesmo do pronome “a” é incorreto, uma vez que essa forma linguística faz referência ao termo
“a espionagem” que aparece na linha 6."
Ou seja: o professor viajou na explicação, fazendo um malabarismo.
GABARITO: ERRADO.
Segura na mão de Deus e vai
Orando, jejuando, confiando e confessando
Segura na mão de Deus e vai
Segura na mão de Deus e vai
Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará
Segura na mão de Deus e vai
Até o examinador não sabe a resposta.O erro é afirmar que retoma o referente da linha 1
Gabarito ERRADO! Essa é o tipo de questão pra você abrir os olhos!!!
Questão sem logica!
queria saber por que abordagem tão profunda assim,se não é pra ser professor de português, cesp maldita.
Essa explicação do professor Alexandre está correta ? Para mim, o erro foi a questão limitar a ''espionagem'' (l.1)
tipo de conduta : obtencão sub-reptícia e indevida de informação sigilosa.
O primeiro faz referencia à ESPIONAGEM da linha 1.
O segundo faz referencia à ESPIONAGEM da linha 8.
E na pergunta diz que os dois termos fazem referencia a ESPIONAGEM da linha 1.
#ForçaGuerreiro
Não cheguei a confirmar, mas, pelo que li dos comentários dos colegas, houve uma modificação do gabarito. Isso me faz crer que não foi proposital essa pegadinha do número da linha, senão, desde já, o gabarito preliminar seria: "errado".
Pessoal, parem de viajar se não vcs podem cair no toxicológico... rsrs
"Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) NÃO retoma "a espionagem" (ℓ . 1 ou 8) e sim "a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" (ℓ . 2 e 3).
Gabarito: E
O primeiro está errado e o segundo faz referência a palavra espionagem, mas não da linha 1 e sim da linha 8.
essa pegadinha eu não caio mais cespe kkkkkk
"...constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico." Retomam o mesmo conteúdo semântico por meio de diferentes referentes. Eu, hein...
Fiquem esperto quando ela falar "Cadeias referenciais".
É o seguinte, questão sabonete.
Realmente, o "a" está se referindo a "espionagem", porém não da linha 1. É a da linha 8. Como se fosse um elo mesmo, uma se ligando a outra que está mais próxima
A maioria das pessoas reclamando que errou por causa do "a" que pode retomar espionagem de outra linha, sendo que a primeira abordagem da questão já está errada.
“Esse tipo de conduta” retoma "obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" e NÃO "espionagem".
Se você está preocupado com a linha do "a" e deixou passar a primeira abordagem da questão, tome cuidado.
Em 17/03/21 às 22:17, você respondeu a opção E.
Você acertou!
Em 22/06/20 às 23:57, você respondeu a opção E.
Você acertou!
o pai ta on, cuidado
se espionagem fosse o referente de esse tipo de conduta, seria algo totalmente fora do contexto visto que se você espiona sua vizinha trocando de roupa isso não é crime, agora se você expõe isso ai é outra coisa
agora a obtenção sub-repiticia e indevida informação sigilosa do Estado isso sim é criminalizado de acordo com cada pais...
#paz
O erro não está em qual espionagem está retomando, se é da linha 1 ou da linha 8, mas sim o fato de "este tipo de conduta" estar se referindo a "obtenção sub-reptícia é indevida..."
Por isso o gabarito está errado.
"Cuidado para não ver chifres na cabeça de cavalo".
Gabarito Errado
Gente. O erro da questão não é se está relacionado à ''espionagem'' da linha 1 ou da linha 8. O professor Alexandre Soares explica que o termo ''esse tipo de conduta'' está relacionado à ''obtenção sub-repticia e indevida de informações sigilosas do Estado.''
Já o termo pronome obliquo ''a'' da linha 11, esse sim, se refere à ''espionagem''.
A diferença é sutil, mas realmente está certo. Também errei a questão, mas não erraremos as próximas.
Bons estudos, qualquer erro me avisem por favor.
A maldade do examinador da CESPE nunca vai deixar de me surpreender.
Gab: ERRADO
Questão sutil, o termo "Esse tipo de conduta" realmente faz referência à espionagem (linha 1); Já o termo “a” faz referência à espionagem na LINHA 8, e não na linha 1 como a questão menciona.
ERRADO
Comentário: Na construção das cadeias referenciais do texto, os termos “Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4) e “a” (ℓ .11) constituem diferentes formas de evocar o mesmo conteúdo semântico: o do referente “a espionagem”.
Referente de “Esse tipo de conduta” = "A obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado"
Galera, comprei um curso ótimo! É um curso com vários temas de redação, tudo bem resumido com os principais pontos que você precisa levar para o dia da sua prova. Estão em áudio e PDF... Uma mão na roda pra quem não tem tempo pra fazer os resumos.....https://go.hot mart.com/K53043891D
Na questão "Esse tipo de conduta" (l. 3 e 4) retorna o conteúdo "a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado" e não o referente "a espionagem" (l.1). O que torna a alternativa errada.
ERRADO ERRADO ERRADO ERRADO ERRADO ERRADO ERRADOO "a" da linha 11 tem referência direta ao termo "A espionagem" da linha 8 e não da linha 11, e a questão diz que é da linha 1.
ERRADA
Essa é uma bela casca de banana...
CONDUTA: Obtenção sub-repitícia e indevida de informação sigilosa do estado.
“Esse tipo de conduta” (ℓ . 3 e 4)
O militar que a pratique à indignidade para o oficialato.
O "a" remete à espionagem.
Banca porcaria.
Banca lixoooooooooooooo
Questão linda, bem formulada... explixção do professor é top.
Eu amo a CESPE KKKKKKKK
HOJE NÃO, PAPANGUUUUUUU!!!!
"esse tipo de conduta" retoma a "obtenção sub-reptícia.."
"a" retoma " a espionagem"
GAB: ERRADO
EAI CONCURSEIRO!!!
Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.
Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R
Mano, essa Cespe é muitooo vag4bund4 mesmo! Ambos os termos mencionados estão retomando "espionagem", porém o que ela pediu foi se os termos estava retomando o "espionagem" da LINHA 1 SOMENTE, só que um deles retomou o "espionagem" da LINHA 8. Pqppppp kkkkkkkkkkkkkkkk eu errei essa
questão perfeita
Gab. Errado
na cadeia refencial há mudança de referência ao longo do texto. Ainda que seja a mesma palavra a referência é em outro contexto do mesmo texto.