A expressão preciosismo também é compreendida na seguinte ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Interpretação de texto — reconhecimento do significado de um vocábulo pelo contexto.
A questão exige que o candidato associe o termo “preciosismo” ao seu valor semântico original, observando como ele é empregado no texto. A habilidade central, muito cobrada em concursos, é a capacidade de identificar sinônimos conceituais das palavras e compreender substituições de sentido sem alterar o significado original.
Preciosismo é um termo que, segundo o Dicionário Houaiss e o Dicionário da Língua Portuguesa (ABL), significa: “excesso de refinamento, afetação ou artificialismo no estilo, linguagem ou comportamento”. Ou seja, não é espontâneo, e sim forçado, rebuscado, sem naturalidade.
O texto mostra o personagem exagerando nas respostas, tornando o simples ato de operar um elevador uma performance exagerada e pouco natural, evidenciando falta de espontaneidade.
Alternativa correta:
A) Falta de naturalidade. ― Essa alternativa corresponde exatamente ao sentido de “preciosismo”. Um comportamento preciosista é artificial ou excessivamente elaborado, afastando-se do que seria natural e simples. Essa correspondência está em perfeita conformidade com a norma-padrão e com os principais dicionários e gramáticas (Cunha & Cintra).
Alternativas incorretas (análise crítica):
B) Falta de credibilidade – Relaciona-se à confiança ou veracidade, não ao estilo afetado; não há relação semântica com preciosismo.
C) Falta de sensibilidade – Implica ausência de percepção ou emoção, não de excesso estilístico; preciosismo não expressa isso.
D) Falta de maturidade – Diz respeito ao desenvolvimento emocional ou intelectual, e não à forma exagerada (afetação) com que algo é feito ou dito.
Estratégia de prova: Em questões desse tipo, busque sempre contexto no texto, atente-se à ideia do enunciado e evite marcar alternativas tentadoras, mas sem base textual. Atenção para palavras com sentidos próximos, mas não equivalentes!
Conclusão: “Preciosismo” = falta de naturalidade, isto é, excesso de afetação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
quero ver quem acerta essa kkk
A alternativa A – Falta de naturalidade é a correta.
Justificativa:
O termo preciosismo refere-se ao uso excessivamente rebuscado, afinado ou artificial da linguagem, ou à busca exagerada pela perfeição, o que pode levar à falta de naturalidade na expressão ou no estilo.
Ou seja: É querer "falar bonito" - como se diz popularmente.
Em nosso canal no Youtube, comentamos diariamente questões de português das mais diversas bancas. Confira: youtube.com/@profWirton
acerteiiiiiii , e justificando kkkk
"Outro de elevador" de Luis fernando veríssimo
"Ascende", dizia o ascensorista. Depois: "Eleva-se". "Para cima". "Para o alto". "Escalando". Quando perguntavam "Sobe ou desce?" respondia "A primeira alternativa". Depois dizia "Descende", "Ruma para baixo", "Cai controladamente", "A segunda alternativa"... "Gosto de improvisar", justificava-se. Mas como toda arte tende para o excesso, chegou ao preciosismo. Quando perguntavam "Sobe?" respondia "É o que veremos..." ou então "Como a Virgem Maria". Desce? "Dei". Nem todo o mundo compreendia, mas alguns o instigavam. Quando comentavam que devia ser uma chatice trabalhar em elevador, ele não respondia "tem seus altos e baixos", como esperavam, respondia, criticamente, que era melhor do que trabalhar em escada, ou que não se importava embora o seu sonho fosse, um dia, comandar alguma coisa que andasse para os lados... E quando ele perdeu o emprego porque substituíram o elevador antigo do prédio por um moderno, automático, daqueles que têm música ambiental, disse: "Era só me pedirem ― eu também canto!"
Tirem suas conclusões .. Boa sorte gente
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo