Considerando que uma das condições clínicas de maior demand...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos compreender o conceito de cetoacidose diabética, que é uma complicação grave do diabetes. Ela ocorre quando o corpo produz níveis excessivos de cetonas (ácidos) devido à falta de insulina, levando a um estado ácido no sangue.
A alternativa correta é a Alternativa A: "A correção hidroeletrolítica no paciente com cetoacidose, a insulinoterapia e o tratamento de condições clínicas associadas são componentes importantes e essenciais na terapia da cetoacidose diabética." Essa opção é correta porque os pilares do tratamento da cetoacidose diabética incluem a hidroeletrolítica (reposição de fluidos e eletrólitos), a insulinoterapia (administração de insulina) para reduzir os níveis de glicose e cetonas, e o tratamento de condições subjacentes ou precipitantes que podem ter contribuído para a descompensação.
Vamos analisar agora por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: "A insulina deve ser aplicada, preferencialmente, por via subcutânea em todos os pacientes com cetoacidose diabética com hipovolemia associada." Esta está errada, pois em casos de cetoacidose grave, a insulina é administrada via intravenosa para um efeito mais rápido e controlado, especialmente em pacientes com hipovolemia.
Alternativa C: "A acidose hiperclorêmica é a manifestação metabólica mais frequentemente encontrada nesses pacientes." Isso é incorreto, pois a cetoacidose diabética é caracterizada principalmente por uma acidose metabólica com aumento do ânion gap, não por acidose hiperclorêmica.
Alternativa D: "O uso de bicarbonato de sódio está indicado para pacientes com pH menor que 7,35 à gasometria arterial." Esta afirmação é enganosa. O uso de bicarbonato de sódio é controverso e geralmente reservado para casos de acidose grave, com pH menor que 7,0, não 7,35.
Alternativa E: "A insuficiência renal aguda é condição raramente associada à acidose metabólica." Isso está incorreto, pois a insuficiência renal aguda pode frequentemente estar associada à acidose metabólica devido à acumulação de ácidos no corpo.
Espero que esta análise tenha ajudado a esclarecer os conceitos e a lógica por trás da resposta correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo