O principal alvo do uso racional de antimicrobianos em uma ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o uso racional de antimicrobianos em farmácias hospitalares. Este tema é crucial para garantir a eficácia dos tratamentos, minimizar efeitos colaterais e prevenir o desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos. Para resolver a questão, é importante compreender os objetivos da farmácia hospitalar e como o uso apropriado de antimicrobianos pode impactar a saúde pública.
A alternativa correta é: C - o controle das infecções hospitalares.
O uso racional de antimicrobianos tem como principal alvo o controle das infecções hospitalares, pois isso ajuda a prevenir a disseminação de infecções dentro do ambiente hospitalar e a reduzir a resistência antimicrobiana. Infecções hospitalares são uma preocupação significativa, pois podem ser mais difíceis de tratar e aumentam o tempo de internação e os custos de saúde.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - a redução dos custos desnecessários em tratamentos de infecções de baixo risco: Embora a redução de custos seja importante, o principal foco do uso racional de antimicrobianos é a segurança e eficácia no tratamento de infecções, não apenas o aspecto econômico.
B - a padronização dos procedimentos rotineiros em infecções de alto risco: Padronizar procedimentos é relevante, mas não é o principal objetivo. O foco deve ser controlar a disseminação de patógenos resistentes e manejar infecções de maneira eficaz.
D - o estímulo ao uso do antibiograma como exame laboratorial norteador da prescrição clínica: Embora o antibiograma seja uma ferramenta importante para direcionar o uso de antimicrobianos, ele é um meio para um fim maior, que é o controle de infecções e não o principal objetivo em si.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo