A osteomileite hematogênica aguda dos ossos longos tem como ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a osteomielite hematogênica aguda, que é uma infecção óssea causada por uma disseminação hematogênica, ou seja, através da corrente sanguínea.
Justificativa para a alternativa correta (A - Metáfise):
A osteomielite hematogênica aguda ocorre principalmente em crianças, e o sítio inicial de localização mais comum nos ossos longos é a metáfise. Isso ocorre porque, nesta região, a vascularização é rica e possui capilares em alça que favorecem a estase sanguínea. Essa configuração vascular facilita a deposição de bactérias, tornando a metáfise um local propício para o início da infecção. Este mecanismo está bem documentado em diretrizes como as do Harrison’s Principles of Internal Medicine.
Análise das alternativas incorretas:
B - Diáfise: A diáfise é a parte central e mais alongada dos ossos longos, onde a vascularização não apresenta as mesmas características que favorecem o desenvolvimento inicial de uma infecção hematogênica, como ocorre na metáfise. Portanto, é menos comum que a infecção comece aqui.
C - Epífise: A epífise é a extremidade do osso longo e, em crianças, está separada da metáfise pela cartilagem de crescimento (fise), que atua como uma barreira à infecção hematogênica direta. Nos adultos, a vascularização direta da epífise é limitada, tornando-a um local menos provável para o início da osteomielite hematogênica.
D - Medular: A cavidade medular dos ossos longos é responsável pela produção de células sanguíneas, mas não é o sítio primário de deposição bacteriana na osteomielite hematogênica. A infecção pode se expandir para a cavidade medular, mas tipicamente após o início na metáfise.
E - Região de transição meta-diafisária: Embora esta região seja próxima à metáfise, a maioria das infecções hematogênicas começa na metáfise específica, devido às características vasculares mencionadas anteriormente. A transição meta-diafisária, portanto, não é o sítio inicial mais comum.
Em resumo, a metáfise possui características anatômicas e fisiológicas que a tornam o local principal para o início da osteomielite hematogênica aguda em ossos longos, especialmente em crianças.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo