Para prevenir a osteonecrose dos maxilares associada ao uso...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a prevenção da osteonecrose dos maxilares em pacientes submetidos ao uso de bisfosfonatos, especialmente aqueles com câncer de próstata. Para resolver esta questão, é necessário compreender o efeito dos bisfosfonatos no tecido ósseo e a importância dos cuidados preventivos na saúde bucal de pacientes oncológicos.
A alternativa correta é a Alternativa D: "a utilização de cuidados bucais profiláticos antes do início do tratamento." Esta opção é correta porque cuidados bucais profiláticos ajudam a minimizar o risco de infecções que podem levar à osteonecrose, preparando a cavidade oral para suportar o tratamento com bisfosfonatos.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
- Alternativa A: "verificar o risco de desenvolver a condição através dos níveis de bisfosfonato sérico, antes de realizar uma exodontia."
- Alternativa B: "substituir os dentes com doença periodontal por implantes dentários."
- Alternativa C: "suspender o uso do bisfosfonato por três meses, antes de realizar extrações dentárias."
- Alternativa E: "realizar a oxigenoterapia hiperbárica antes de realizar extrações dentárias."
Esta opção é incorreta porque o risco de osteonecrose não é avaliado através dos níveis séricos de bisfosfonato. Não há correlação direta que permita prever a condição apenas com base nesses níveis.
Implantes dentários em pacientes que utilizam bisfosfonatos podem aumentar o risco de osteonecrose. Além disso, a presença de doença periodontal deve ser tratada de outra forma, não substituindo diretamente por implantes.
Embora a suspensão do medicamento seja uma prática discutida, não há consenso de que três meses sejam suficientes ou necessários. Decisões sobre a suspensão devem ser feitas caso a caso, sob orientação médica.
Esta prática não é indicada como prevenção primária para osteonecrose em pacientes que usam bisfosfonatos. Oxigenoterapia hiperbárica pode ser usada em alguns casos como tratamento, mas não preventivamente neste contexto.
Portanto, a melhor estratégia de prevenção é garantir que o paciente tenha cuidados bucais adequados antes do início do tratamento com bisfosfonatos, conforme descrito na alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo