Criança, sexo feminino, branca, 1 ano e 2 meses de idade, a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A crise descrita preenche critérios de convulsão febril simples: idade típica, crise tônico-clônica generalizada, curta, única e com retorno ao estado basal. Nessa situação, não se indica de rotina EEG, neuroimagem, internação prolongada nem exames laboratoriais amplos; a conduta deve ser direcionada à causa da febre.
- Primeiro classifique a crise: generalizada, menor que 15 minutos, única em 24 horas e com retorno ao basal define convulsão febril simples.
- Na convulsão febril simples, não peça rotineiramente EEG ou neuroimagem se o exame neurológico é normal após o evento.
- Exames laboratoriais amplos só entram se houver sinais clínicos de distúrbio metabólico, desidratação ou outra intercorrência.
- Se houver febre sem foco em lactente, lembre que a investigação deve buscar a causa da febre; em menina pequena, ITU é hipótese relevante.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo