Segundo Vergueiro (1997), a adequação de um instrumento auxi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3918134 Biblioteconomia
Segundo Vergueiro (1997), a adequação de um instrumento auxiliar de seleção em uma biblioteca específica dependerá do que dele se deseja. São fatores que influenciarão essa adequação, EXCETO:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fatores que influenciam a adequação de um instrumento auxiliar:

Exaustividade do instrumento;

Seleção corrente ou retrospectiva;

Fornecimento de apreciações críticas dos itens;

Idiomas incluídos;

Inclusão de diferentes suportes e materiais não-convencionais.

Vergueiro, 2010, p. 66-67

Gab.: E

A alternativa correta é a E: Catálogos de editora.

Na teoria de formação e desenvolvimento de coleções, os "catálogos de editora" não são fatores ou critérios que influenciam a adequação de um instrumento, mas sim exemplos dos próprios instrumentos auxiliares de seleção.

Os instrumentos auxiliares (que também incluem bibliografias, listas de livros recomendados e resenhas) servem para guiar o bibliotecário, indicando a existência de itens lançados no mercado e oferecendo estimativas de qualidade dos documentos.

Recorrendo a conhecimentos biblioteconômicos da obra de Vergueiro abordada na questão, para decidir se um determinado instrumento será útil e adequado para a realidade de uma biblioteca específica, o profissional deve analisar as características (fatores) desse instrumento, tais como:

  • A sua exaustividade, verificando se o instrumento cobre amplamente uma área ou se é muito restrito;
  • Se o instrumento serve para uma seleção corrente ou retrospectiva, ou seja, se ele informa sobre novos lançamentos ou ajuda a cobrir lacunas históricas do acervo;
  • O fornecimento de apreciações críticas, verificando se o instrumento traz resenhas e opiniões de especialistas que atestem o valor da obra, uma vez que apenas o título e o autor muitas vezes não são suficientes para a tomada de decisão;
  • Os idiomas incluídos, para saber se as obras listadas no instrumento estão em uma língua acessível à comunidade de usuários.

Portanto, como os catálogos de editoras são apenas um dos tipos de ferramentas que o bibliotecário utiliza na prática, eles consistem na exceção da questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo