Segundo Ribeiro (2004), o código de catalogação AACR2 prevê ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3918132 Biblioteconomia
Segundo Ribeiro (2004), o código de catalogação AACR2 prevê que nos sobrenomes com prefixos que não sejam artigos, preposições, ou combinação de artigo com preposição, ou prefixo regularmente ou ocasionalmente hifenizado ou combinado com sobrenome, a entrada deve ser feita pelo:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B) Prefixo.

De acordo com a interpretação apresentada por Ribeiro sobre o AACR2, o tratamento de nomes com prefixos depende da natureza desse elemento. Quando o prefixo não é um artigo, preposição, combinação de ambos (como “de”, “da”, “von”, “van”) e também não está hifenizado nem fundido ao sobrenome, ele passa a ser considerado parte integrante do ponto de acesso principal.

Nessa situação, a regra determina que a entrada seja feita pelo prefixo, pois ele deixa de ser um elemento acessório e assume função essencial na identificação do nome. Em termos práticos, isso significa que o prefixo é deslocado para a posição inicial da entrada, orientando a ordenação e recuperação da informação no catálogo.

Um exemplo direto ajuda a fixar a lógica da regra descrita por Ribeiro com base no AACR2:

Considere o nome: Saint-Exupéry, Antoine de. Aqui, o elemento “Saint” funciona como um prefixo que não é preposição nem artigo, e está integrado ao sobrenome. Nesse caso, a entrada catalográfica é feita iniciando por esse elemento, resultando em: Saint-Exupéry, Antoine de. Note que o ponto de acesso começa pelo prefixo, pois ele é parte essencial do nome.

Agora compare com um caso diferente: de Gaulle, Charles. O “de” é uma preposição, então a regra muda — a entrada correta será: Gaulle, Charles de. Aqui, o prefixo não lidera a entrada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo