Considerando o exposto no texto, analise as assertivas abaix...
O lixo não começa na lixeira
Por Jaques Paes

(Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2025/10/o-lixo-nao-comeca-na-lixeira.ghtml– texto adaptado especialmente para esta prova).
I. A cadeia produtiva e o mercado responsabilizam o consumidor pelo lixo gerado.
II. Apesar da presença de fatores estruturais no estímulo ao consumo e à geração do lixo, a cobrança recai sobre o consumidor, que não tem responsabilidade sobre o ciclo de produção dos produtos.
III. Os indivíduos têm uma parte de responsabilidade na produção de lixo, mas não são culpados pelo lixo gerado, pois não projetam e nem fabricam os produtos disponíveis para o consumo.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito E
Pessoal, fiquei confusa nessa questão
I. A cadeia produtiva e o mercado responsabilizam o consumidor pelo lixo gerado = na minha opinião não fica clara essa informação no texto
II. Apesar da presença de fatores estruturais no estímulo ao consumo e à geração do lixo, a cobrança recai sobre o consumidor, que não tem responsabilidade sobre o ciclo de produção dos produtos.
III. Os indivíduos têm uma parte de responsabilidade na produção de lixo, mas não são culpados pelo lixo gerado, pois não projetam e nem fabricam os produtos disponíveis para o consumo.
E a II e a III se contradizem
Primeiro diz que o consumidor não tem culpa sobre a PRODUÇÃO no lixo
e na III que os indivíduos têm uma parte da responsabilidade na PRODUÇÃO do lixo, o que diz no texto, que o consumidor é responsável, porém não sozinho.
Alguém pra dar um help?
Gabarito esta como TODAS corretas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo